Notícias

1º Simpósio Internacional de Tecnologias para Ensino Superior discute inovações e IA

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu nessa quinta- feira (10), o 1º Simpósio Internacional “Tecnologias Internacionais para o Ensino Superior”, evento que reuniu especialistas e pesquisadores de diversas instituições para discutir sobre os impactos das novas tecnologias no ensino superior, especialmente a inteligência artificial.

 

A iniciativa organizada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o apoio da Rede Estadual Docência no Ensino Superior (Redes), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), e do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Educação do Futuro, em parceria com a Fundação Araucária, passou pelas sete universidades estaduais do Paraná, com palestras e oficinas sobre a relevância e a utilização das Inteligências Artificiais no ambiente educacional. Na Unicentro, o evento contou com o apoio do Núcleo de Educação a Distância, o NEAD.

 

A professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora adjunta do Nead, participou de toda a caravana e das discussões nas universidades paranaenses: “ Por que não discutir a inteligência artificial, já que ela está presente de forma concreta em muitas ações e também no imaginário de muitas pessoas? As universidades, como espaços de formação, precisam trazer essas ideias, discuti-las e saber se posicionar criticamente em relação ao uso das possibilidades que as tecnologias exponenciais nos oferecem”, explica.

 

 

O Evento

A palestra de abertura foi conduzida pela Professora Sara Trindade, da Universidade do Porto (Portugal), que apresentou o tema “Inteligência Artificial e Ensino Superior: repensando a formação do professor na era digital”. A professora abordou a necessidade de adaptar a formação dos docentes para atender às demandas tecnológicas emergentes, destacando que a inteligência artificial pode acelerar processos como o acompanhamento dos alunos e o fornecimento de feedback mais ágil, além de criar cenários virtuais que auxiliam na compreensão de conceitos complexos.

 

O evento também contou com oficinas práticas, permitindo que os participantes se aprofundassem no uso de IA em diferentes áreas. As oficinas abordaram temas como “IA na gestão”, conduzida pelo professor Cláudio Roberto Maurício (Unioeste); “IA no ensino”, com o professor Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos (Unicentro); e “IA na pesquisa e extensão”, ministrada pelos professores Ricardo Pereira (UFSC) e Maria Ivete Basniak (Unespar).

 

A palestra de abertura foi transmitida ao vivo com o suporte do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (NEAD), e a gravação do evento pode ser acessada no canal da Universidade Virtual do Paraná no YouTube para aqueles que não puderam acompanhar a transmissão ao vivo.