Acadêmicos da modalidade EaD da Unicentro participam de hackathon em Foz do Iguaçu

Grupo da Unicentro que participou da maratona científica

Cinco acadêmicos da modalidade Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) participaram do “Hackathon: Desafio dos ODS”, em Foz do Iguaçu, no dia 1º de junho. Os alunos representaram dois cursos da modalidade EaD: Tecnologia em Gestão Ambiental e MBA em Gestão Pública. Também compuseram a equipe estudantes dos cursos presenciais de Ciências Biológicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

O coordenador de Relações Internacionais da Unicentro, Adriano Machado, acompanhou o grupo e destacou que a iniciativa foi um sucesso. “As sete universidades estaduais e o programa Universidade Virtual do Paraná da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estavam envolvidos em uma parceria muito propositiva e positiva com o Youth Action Hub e a Assembleia Legislativa. No evento, professores, alunos e voluntários puderam vivenciar um dia enriquecedor de maratona científica e de soluções quanto à temática dos Resíduos Sólidos Urbanos”, disse.

A ação integra o projeto Decade of Action, do YAH Curitiba, sendo realizado como fechamento do curso online Inteligência Sustentável, que foi promovido em ambiente virtual de aprendizagem com o apoio da UVPR/Seti.

A acadêmica do polo UAB Cianorte do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, modalidade EaD, Eliane Erica Yshii, contou que durante o evento trabalhou com colegas de diferentes universidades, que desenvolveram um projeto inovador com foco em sustentabilidade e impacto social. “A experiência foi divertida e valiosa. Aprendemos muito sobre colaboração e a importância de buscar soluções sustentáveis para os desafios ambientais”, contou.

De acordo com Adriano, os participantes foram divididos em duas trilhas de ação onde puderam fomentar e apresentar ideias arrojadas e inovadoras, dialogando com mentores e recebendo a avaliação final de uma comissão de docentes das universidades envolvidas na iniciativa. “Além da experiência acadêmica, os alunos dos cursos presenciais e a distância da Unicentro puderam viver experiências culturais, turísticas e estabelecimento de network enriquecedores para sua vida acadêmica, profissional e pessoal”, finalizou Adriano.