Na última semana aconteceu o VI Colóquio de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa EAD. Durante os três dias de evento, estudantes dos dezesseis polos puderam participar de mesas-redondas, palestras e ainda tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos nos simpósios temáticos.

 

Segundo a coordenadora do curso, Profª Drª Cláudia Maris Tullio, o VI Colóquio de Letras representou oportunidades valiosas, especialmente para os estudantes da Educação a Distância. Além de ampliarem a formação crítica e científica, o evento também possibilitou aos acadêmicos conhecerem as pesquisas desenvolvidas na área. “A participação em eventos acadêmicos é fundamental para a formação universitária, pois incentiva o pensamento reflexivo, a produção científica e o diálogo interdisciplinar”. ressaltou.

 

Um dos trabalhos apresentados no simpósio foi o da acadêmica do primeiro ano, Amanda Vitória Viera da Rosa, intitulado: Linguística Forense: Língua, Crime e Prova no Processo Penal Brasileiro. Para a estudante, do polo de Ponta Grossa, o evento não só aproximou ela mais da universidade, mas também trouxe uma percepção diferente sobre o que está aprendendo e desenvolvendo. “Foi um incentivo para nós, universitários, uma porta de entrada para iniciação científica e quem sabe começar a sonhar com mestrado”, completou.

 

O curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa – modalidade a distância – é vinculado ao Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead) em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Conheça os demais cursos de graduação e especialização em nosso site: ead.unicentro.br

Começa nesta quarta-feira (20) o VI Colóquio de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa EAD. O evento terá a duração de três dias e será finalizado na sexta-feira (22), com transmissão online pelo Youtube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE Unicentro).

 

Neste ano, o evento tem como tema central a Inclusão. Segundo a coordenadora do curso, Profª Drª Cláudia Maris Tullio, o tema torna-se cada dia mais necessário e urgente no cenário educacional brasileiro. “Discutir práticas pedagógicas inclusivas, acessibilidade, diversidade linguística, misoginia, letramento racial, educação especial, neurodivergências e políticas públicas educacionais significa fortalecer o papel social da universidade pública e ampliar o compromisso com uma educação democrática e transformadora”, ressaltou.

 

O colóquio é voltado tanto para os graduandos do curso de Letras quanto para a comunidade acadêmica em geral. O evento contará com palestras, mesas redondas e simpósios temáticos nos quais os estudantes poderão apresentar seus trabalhos.

 

Eventos como esse são de grande importância nas modalidades a distância, pois promovem a integração entre os estudantes, docentes e pesquisadores que, embora possam estar geograficamente distantes, compartilham um mesmo espaço formativo e acadêmico. “A modalidade a distância exige a constante criação de oportunidades de aproximação, interação e construção coletiva do conhecimento, e o colóquio cumpre exatamente essa função ao proporcionar momentos de debate, aprendizagem e pertencimento institucional”, completou a coordenadora.

 

O curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa – modalidade a distância – é vinculado ao Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead) em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A graduação é ofertada em dezesseis (16) polos por todo estado do Paraná, contando atualmente com mais de duzentos estudantes distribuídos entre o primeiro e terceiro ano do curso.

 

As inscrições para ouvinte podem ser feitas por meio do link: https://evento.unicentro.br/site/coloquioletrasead26/2026/1

Confira abaixo a programação do evento:

20/05 – Conferência de Abertura – Palestra Misoginia na Internet – 19h30;
21/05 – Simpósios Temáticos – 13h30
21/05 – Mesa Redonda – Educação a Distância no contexto da Educação Especial Inclusiva: Um debate teórico-conceitual – 19h30;
21/05 – Mesa Redonda – Inclusão Escolar: Impasses, barreiras e oportunidades – 19h30;
22/05 – Conferência de Encerramento – Palestra: Letramento Racial no Processo de Ensino-aprendizagem – 19h30;