A Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicentro publicou novos editais para a seleção de alunos na modalidade EaD para a Residência Técnica em Gestão em Turismo. Os editais incluem resultados de recursos, retificação do cronograma e convocação para prova on-line.

Candidatos listados no edital nº 87/2024 estão convocados para a prova que será realizada em 15 de julho na Plataforma de Livre Conhecimento da Unicentro. As instruções de acesso serão enviadas para o e-mail utilizado na inscrição. O edital nº 86/2024 altera o cronograma das etapas de seleção, detalhando as novas datas a seguir:

 

Convocação para prova on-line: 10 de julho

Realização da prova: 15 de julho

Resultado da prova após os recursos: 23 de julho

Resultado final e convocação para matrícula: 24 de julho

Previsão de início das aulas: 9 de setembro

Acesse todos os editais desta seleção aqui

A Unicentro está com inscrições abertas até 7 de agosto para a seleção de professores no MBA em Gestão Pública e Inovação, na modalidade Educação a Distância. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo protocolo digital da universidade.

Este processo destina-se à seleção de 20 vagas para a disciplina de orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Inicialmente, as vagas serão preenchidas por professores efetivos da instituição, com possibilidade de inscrição também para docentes colaboradores que atendam aos requisitos do edital.

Para participar, os candidatos devem enviar diploma de graduação, diploma de mestrado (frente e verso), comprovante de experiência mínima de um ano em docência no ensino superior, link do currículo Lattes atualizado e documentos que comprovem a experiência dos últimos 5 anos até o fim do prazo de inscrições.

Confira a datas das principais etapas de seleção, segundo o cronograma que consta no edital de abertura:

Inscrições: até 7 de agosto, on-line

Homologação das inscrições: 23 de agosto

Entrevistas e avaliação do currículo: 3 a 5 de setembro

Resultado final: 18 de setembro

Para acessar todos os editais desta seleção, clique aqui

Inscritos na seleção de tutores para o curso de Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, modalidade EaD, podem conferir o resultado da seleção após a fase de inscrições, entrevista e análise curricular. 

Os candidatos indeferidos ou reprovados podem apresentar recursos nos dias 26 e 27 de junho, somente pelo e-mail nead@unicentro.br, de acordo com as orientações do edital de abertura.

O resultado final, após a análise dos recursos, será publicado em edital no dia 28 de junho. Para acessar todos os editais da seleção, clique aqui.

Com foco na qualificação de gestores para os ecossistemas de inovação do Paraná, 89 profissionais estão concluindo neste mês de junho um curso de especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação. A pós-graduação foi ofertada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no âmbito do Programa de Residência Técnica (Restec) do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A turma contou com três grupos de participantes. Foram 21 residentes técnicos com desenvolvimento de atividades práticas em universidades e secretarias estaduais, selecionados entre profissionais recém-formados em administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, ciências econômicas, direito, engenharia civil e outras áreas. O curso de pós-graduação também reuniu 20 servidores públicos estaduais e 48 profissionais de parques tecnológicos e de outros ambientes de inovação paranaenses.

As aulas foram ministradas na modalidade de ensino a distância (EAD), com 12 disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de competências e habilidades para líderes de ambientes de inovação e novas práticas de gestão, entre outros temas ligados à cultura empreendedora. O conteúdo somou 360 horas, incluindo o trabalho de conclusão. Na semana passada, foram apresentados os projetos desenvolvidos pelos participantes do curso, que teve duração de dois anos.

Nesse período, os residentes atuaram em diferentes órgãos do Estado localizados em Curitiba e em 16 cidades do interior: Campo Mourão, no Centro-Oeste; Cascavel e Foz do Iguaçu, no Oeste; Cornélio Procópio e Londrina, no Norte; Guarapuava e Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul; Maringá, Paranavaí e Umuarama, no Noroeste; Paranaguá, no Litoral; Pato Branco, no Sudoeste; Ponta Grossa e Tibagi, nos Campos Gerais; Toledo, no Oeste; e União da Vitória, no Sul do Paraná.

A professora Sandra Mara de Andrade, do curso de Administração da Unicentro, responsável pela coordenação do programa de Restec em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação, destacou a importância dessa capacitação. “O curso ofereceu ferramentas e metodologias de liderança, de forma que os participantes puderam refletir sobre os impactos da inovação e a competitividade nos ecossistemas em que atuam”, afirma.

 

Política Pública do Estado

Os programas de Residência Técnica (Restec) são considerados política pública de Estado, com amparo na Lei nº 20.086/2019. O objetivo das residências é proporcionar capacitação e aperfeiçoamento em temas voltados para a qualificação do setor público, por meio de atividades práticas desenvolvidas pelos residentes em órgãos do governo, incluindo as instituições de ensino superior.

Para o economista Juliano Dias, residente técnico na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Campo Mourão, essa iniciativa de qualificação contribui para fortalecer a experiência profissional. “A principal importância dos programas de residência está na solução de demandas e desafios de um ambiente real de trabalho, com interação entre muitos profissionais do segmento da inovação”, avalia. No trabalho de conclusão, ele propôs estratégias para a implantação de um centro de inovação no câmpus da instituição de ensino superior.

Atualmente, o Estado conta com 1.393 residentes técnicos e 108 servidores matriculados nos cursos de especialização. São, ao todo, 11 programas em execução, nas áreas de ciências forenses, cultura, economia rural, engenharia e gestão ambiental, gestão pública, inovação e transformação digital, projetos e obras públicas, saúde pública e segurança pública.

*A imagem e a redação são de autoria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), do Governo do Paraná.

Estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas residentes técnicos para a  Especialização  e Residência Técnica em Gestão em Turismo, ofertada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) na modalidade Educação a Distância (EaD). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo SGE até 25 de junho.

O Gestur faz parte do Programa de Residência Técnica (Restec) do Governo do Estado do Paraná, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), por meio da Coordenadoria de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão, e desenvolvida em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), órgãos e autarquias da Administração Direta do Poder Executivo do Estado do Paraná.

 

Sobre o curso

O curso tem duração de dois anos (até agosto de 2026) e, após aprovado na seleção inicial, os alunos residentes irão atuar presencialmente em órgãos do Estado (nos municípios escolhidos no momento da inscrição) ao mesmo tempo em que realizam atividades acadêmicas da especialização no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro. 

Durante os meses em que estiver em efetiva atividade, o aluno residente receberá bolsa auxílio no valor de R$2.375,00.

 

Sobre as vagas e inscrições

 

São 40 vagas para recém-graduados em diferentes cursos, distribuídos em 12 cidades do Paraná, de acordo com a cidade e área de formação que seguem:

 

CURITIBA

 

 

DOIS VIZINHOS

 

 

FOZ DO IGUAÇU

 

 

IVAIPORÃ

 

 

JACAREZINHO

 

 

LOANDA

 

 

LONDRINA

 

 

MARINGÁ

 

 

PARANAGUÁ

 

 

PATO BRANCO

 

 

PONTA GROSSA

 

 

UMUARAMA

 

No momento da inscrição o candidato poderá selecionar apenas um município e área de atuação. Além disso, é necessário enviar o diploma da graduação e documentos de identificação (RG e CPF).

Após a homologação das inscrições, os deferidos serão convocados para uma prova objetiva online. A prova será composta de 10 questões objetivas com valor de dez pontos cada uma.

 

Sobre as matrículas

As matrículas poderão ser feitas presencialmente no Câmpus Santa Cruz da Unicentro em Guarapuava ou via documentação enviada por Sedex entre os dias 22 de julho e 9 de agosto de 2024. A documentação exigida para matrícula é a seguinte:

As declarações exigidas estão nos anexos do edital de abertura.

Confira as datas da principais estampas da seleção:

Inscrições: até 25 de junho, on-line

Homologação das inscrições: 29 de junho;

Prova on-line: 8 de julho;

Resultado final e convocação para matrícula: 19 de julho

Matrículas: 22 de julho a 9 de agosto

Previsão de início das aulas: a partir de 9 de setembro

Clique aqui para acessar todos os editais desta seleção

Candidatos que enviaram a documentação para matrícula das vagas remanescentes do curso de Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Unicentro podem conferir a homologação e o indeferimento das matrículas no site do Nead.

Aqueles com matrícula não homologada podem apresentar recursos até o dia 24 de maio, pelo protocolo digital da universidade. No item 2 do edital de homologação é possível saber os motivos de cada indeferimento, de acordo com os critérios estabelecidos nos outros editais do processo seletivo.

Dúvidas sobre a documentação e recursos devem ser encaminhadas para o Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro, no e-mail nupg@unicentro.br. Para acessar todos os editais desta seleção, clique aqui

Aprovados na seleção de alunos para o curso de Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, modalidade Educação a Distância, podem conferir a classificação final disponível no site do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro. 

O edital nº 58/2024 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO apresenta a classificação dos candidatos nos polos UAB de Guarapuava e Prudentópolis, após análise de recursos. A respeito da classificação final, serão aceitos recursos somente pelo protocolo digital da Unicentro nos dias dias 22 e 23 de abril nos moldes do que consta no edital de abertura.

Para acessar todos os editais desta seleção clique aqui

Professores com curso de licenciatura concluído e que comprovem estar em exercício docente na Educação Básica da rede pública de ensino podem concorrer às vagas remanescentes da seleção de alunos para o curso de Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 18 de março a 8 de abril, por meio do site da Unicentro.

Ao todo, são 68 vagas divididas entre dois polos UAB: Guarapuava (34 vagas) e Prudentópolis (34 vagas). Para fazer a inscrição, é necessário escolher o polo. Além disso, é preciso enviar a documentação exigida para análise no formato PDF e nas bandejas específicas conforme a seguir:

 

 

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a inscrição juntamente com o envio dos documentos e a segunda etapa, de caráter classificatório, que é a classificação dos candidatos de acordo com o tempo de serviço (em anos inteiros) na docência na educação básica.

 

SOBRE AS MATRÍCULAS

Após a classificação final dos candidatos é preciso efetivar a matrícula entre os dias 29 de abril e 8 de maio. A matrícula pode ser feita pessoalmente no Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro em Guarapuava ou via Sedex.

Para efetivar a matrícula é preciso entregar a seguinte documentação: 

 

O CURSO

O objetivo do curso é capacitar os professores dos anos iniciais da educação básica de ensino dentro do contexto digital, ao levar as atividades do mundo físico para o virtual. Os trabalhos de conclusão de curso serão propostas de melhorias no ambiente escolar em que tais professores estão inseridos. 

Para acessar a página do curso clique aqui.

Confira o cronograma com as principais datas desta seleção:

INSCRIÇÕES: 18 de março a 7 de abril

Resultado da análise documental: 12 de abril

Recursos: 15 e 16 de abril

Classificação final: 19 de abril

Recursos: 22 e 23 de abril

Classificação final e convocação para matrículas: 26 de abril

Efetivação das matrículas: 29 de abril a 8 de maio

A classificação final e convocação para matrícula das vagas remanescentes da seleção de alunos para a Especialização em Educação Digital já está disponível no site do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro.

Os candidatos estão relacionados por polo e por ordem de classificação de acordo com o polo escolhido no momento da inscrição. Segundo o edital nº 22/2024 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO as matrículas podem ser feitas via Sedex ou pessoalmente no Câmpus Santa Cruz da Unicentro (no NUPG) até o dia 23 de fevereiro.

 

Sobre a documentação para efetivação da matrícula

Para efetivação da matrícula o Núcleo de Pós-Graduação da universidade exige a seguinte documentação:

 

Dúvidas sobre a documentação devem ser enviadas para o Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro por telefone ou e-mail.

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicentro, por meio do Núcleo de Pós-Graduação, divulgou o edital de homologação das matrículas dos candidatos classificados e convocados para o curso de Especialização em Educação Digital da Unicentro, ofertado na modalidade EaD. As matrículas homologadas se referem ao edital de abertura nº 59/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO.

Os candidatos com matrículas indeferidas podem conferir os motivos do indeferimento no item 2 do edital de homologação das matrículas. Os recursos podem ser apresentados somente via protocolo digital da Unicentro direcionado ao Núcleo de Pós-Graduação da universidade até o dia 12 de janeiro.

O resultado do julgamento dos recursos será divulgado no site da Unicentro e do Núcleo de Educação a Distância. As dúvidas sobre os recursos podem ser encaminhadas para o e-mail nupg@unicentro.br

 

Apresentação de recursos: até 12 de janeiro de 2024, via protocolo digital

Dúvidas sobre os recursos: nupg@unicentro.br ou 42 3621-1036

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

O curso de Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental é uma pós-graduação gratuita ofertada em rede por seis universidades estaduais do Paraná. No momento, estão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes, porém, cada instituição de ensino segue seu próprio calendário, conforme segue:

 

 

 

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

 

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

 

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

 

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

As demais universidades já finalizaram suas seleções.

*com informações da Universidade Virtual do paraná (UVPR)

A partir do dia 11 de dezembro será possível inscrever-se para concorrer a uma das 75 vagas remanescentes para o curso de pós-graduação Lato Sensu gratuito em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oferecido pela Unicentro na modalidade Educação a Distância, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil.

 

As vagas estão distribuídas em nove polos UAB, conforme a seguir:

 

 

 

Para participar do processo seletivo é preciso ter curso de licenciatura concluído e comprovar ser professor em exercício na educação básica da rede pública de ensino.

Até o final do prazo de inscrição, que acaba no dia 21 de janeiro, é necessário fazer a escolha do polo e enviar os seguintes documentos em PDF nas bandejas específicas conforme as orientações do edital:

 

A segunda etapa da seleção é a classificação dos candidatos de acordo com o tempo de serviço na docência na educação básica. Participam desta etapa apenas aqueles candidatos que tiverem as inscrições homologadas.

 

SOBRE AS MATRÍCULAS

 

Após as inscrições, escolha de polo, envio de documentos e classificação de acordo com o tempo de serviço, os aprovados poderão efetivar a matrícula pessoalmente na Unicentro em Guarapuava ou enviar a documentação via Sedex para o endereço que consta no edital de abertura nº 108/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO. O prazo para efetivação da matrícula é de 9 a 20 de fevereiro de 2024.

Confira a data de cada etapa conforme o cronograma do edital

Inscrições: até 21 de janeiro de 2024

Resultado da análise dos documentos: até 26 de janeiro de 2024

Classificação final: 8 de fevereiro de 2024

Matrículas: 9 a 20 de fevereiro de 2024

Acesse todos os editais desta seleção aqui

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unicentro publicou os editais com o resultado dos recursos após a homologação das inscrições e também a classificação final e convocação para matrícula dos candidatos.

Os classificados dentro do número de vagas de cada polo devem realizar a matrícula até 20 de dezembro. Segundo o edital de convocação para matrícula nº 98/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO, a matrícula pode ser realizada pessoalmente ou a documentação pode ser enviada por Sedex para o Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro, em Guarapuava.

 

SOBRE A DOCUMENTAÇÃO

De acordo com orientações do edital de classificação é necessário enviar os seguintes documentos:

 

Dúvidas sobre a documentação podem ser enviadas para o Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro pelo e-mail nupg@unicentro.br

Acesse todos os editais desta seleção aqui

O Núcleo de Pós-Graduação em conjunto com a coordenação do MBA em Gestão Pública e Inovação EaD da Unicentro publicou o edital nº 79/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO referente à homologação e indeferimento das matrículas dos suplentes da especialização.

O edital também apresenta as matrículas não homologadas por município e com os motivos do indeferimento. Até o dia 16 de novembro estes candidatos podem apresentar recursos por meio do protocolo digital da Universidade ao Núcleo de Pós-Graduação.

Dúvidas sobre os recursos devem ser encaminhadas ao e-mail nupg@unicentro.br, já as dúvidas a respeito do curso podem ser encaminhadas para o e-mail andrepetterson@unicentro.br.

 

SERVIÇO

Recursos: até 16 de novembro, via protocolo digital

Todos os editais: acesse aqui

O Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro convocou suplentes para matrícula no MBA em Gestão Pública e Inovação por meio do edital nº 68/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO. O curso é ofertado em 31 cidades do Paraná, na modalidade EaD.

A matrícula dos suplentes convocados em segunda chamada pode ser feita entre os dias 16 e 20 de outubro, presencialmente na Unicentro (Guarapuava) ou enviando os documentos exigidos por Sedex. De acordo com o edital é preciso enviar o requerimento de matrícula, cópia autenticada do diploma de graduação, cópia autenticada do histórico da graduação e RG e CPF.

Possíveis dúvidas sobre os documentos devem ser encaminhadas para o e-mail nupg@unicentro.br, já as dúvidas sobre o curso podem ser encaminhadas para o e-mail andrepetterson@unicentro.br ou sanadas pelo telefone (42) 3621-1315.

Acesse todos os editais deste processo seletivo aqui

O Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro divulgou edital (nº 57) de resultado dos recursos apresentados na seleção de alunos para o MBA em Gestão Pública e Inovação. Os candidatos indeferidos não podem pedir revisão do resultado do recurso.

Já os candidatos deferidos devem enviar os documentos  pendentes por Sedex até o dia 13 de setembro e toda documentação deve estar de acordo com o descrito no edital nº 47/2023 de resultado final.

 

Serviço

Envio dos documentos: até 13 de setembro, via Sedex

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

O Núcleo de Educação a Distância da Unicentro juntamente com a coordenação do MBA em Gestão Pública e Inovação publicaram o edital com o resultado da seleção de tutores e cadastro reserva para os polos UAB Astorga, Bela Vista do Paraíso, Faxinal, Guaraniaçu, Iretama, Ivaiporã, Palmital, Pinhão e Tamarana.

Aqueles que não foram classificados podem ver os motivos ao lado do nome no edital de resultado e caso considerem pertinente, podem apresentar recursos até o dia 8 de setembro somente pelo e-mail nead@unicentro.br.

 

Serviço

Apresentação de recursos: até 8 de setembro, por e-mail

Resultado final: 11 de setembro

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

Seis universidades estaduais do Paraná, juntamente com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), vão ofertar a Especialização em rede em Educação Digital para os Anos Iniciais do Fundamental, na modalidade Educação a Distância. 

A pós-graduação é gratuita e contará com 900 vagas distribuídas em 55 polos UAB do Estado. As inscrições estão previstas para ocorrer no período de 14 de setembro a 15 de outubro de 2023, com divulgação no site da Universidade Virtual do Paraná.

O curso foi concebido por um grupo de trabalho com representantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). Cada instituição de ensino terá 150 vagas. 

O objetivo é formar docentes para o cenário contemporâneo, em que as tecnologias digitais (TD) passam a ser ainda mais requeridas nos processos educacionais. Assim, as TD são vistas como forças ambientais que podem ampliar as possibilidades de ensino e de aprendizagem, sobretudo após o contexto pandêmico. 

Com uma carga-horária total de 390 horas, o curso contempla três trilhas pedagógicas: 1) Fundamentos; 2) Didática e experiências e 3) Seminários de Práticas Pedagógicas Inovadoras, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que será desenvolvido como um Projeto de Intervenção nas escolas em que o professor atua. Nesse contexto, a metodologia adotada na especialização é o design thinking (DT) educacional, que recorre à resolução de problemas de um viés inovador, colocando o humano no centro da aprendizagem.

Em breve serão divulgados os editais de seleções das universidades. Outras informações a respeito da especialização em Educação Digital podem ser conferidas no site uvpr.pr.gov.br/educacaodigital.

 

Serviço

Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Vagas: 900 em 55 cidades

Inscrições: 14 de setembro a 15 de outubro

Informações: uvpr.pr.gov.br/educacaodigital

*Com informações da Universidade Virtual do Paraná