Professores com curso de licenciatura concluído e que comprovem estar em exercício docente na Educação Básica da rede pública de ensino podem concorrer às vagas remanescentes da seleção de alunos para o curso de Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 18 de março a 8 de abril, por meio do site da Unicentro.

Ao todo, são 68 vagas divididas entre dois polos UAB: Guarapuava (34 vagas) e Prudentópolis (34 vagas). Para fazer a inscrição, é necessário escolher o polo. Além disso, é preciso enviar a documentação exigida para análise no formato PDF e nas bandejas específicas conforme a seguir:

 

 

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a inscrição juntamente com o envio dos documentos e a segunda etapa, de caráter classificatório, que é a classificação dos candidatos de acordo com o tempo de serviço (em anos inteiros) na docência na educação básica.

 

SOBRE AS MATRÍCULAS

Após a classificação final dos candidatos é preciso efetivar a matrícula entre os dias 29 de abril e 8 de maio. A matrícula pode ser feita pessoalmente no Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro em Guarapuava ou via Sedex.

Para efetivar a matrícula é preciso entregar a seguinte documentação: 

 

O CURSO

O objetivo do curso é capacitar os professores dos anos iniciais da educação básica de ensino dentro do contexto digital, ao levar as atividades do mundo físico para o virtual. Os trabalhos de conclusão de curso serão propostas de melhorias no ambiente escolar em que tais professores estão inseridos. 

Para acessar a página do curso clique aqui.

Confira o cronograma com as principais datas desta seleção:

INSCRIÇÕES: 18 de março a 7 de abril

Resultado da análise documental: 12 de abril

Recursos: 15 e 16 de abril

Classificação final: 19 de abril

Recursos: 22 e 23 de abril

Classificação final e convocação para matrículas: 26 de abril

Efetivação das matrículas: 29 de abril a 8 de maio

A classificação final e convocação para matrícula das vagas remanescentes da seleção de alunos para a Especialização em Educação Digital já está disponível no site do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro.

Os candidatos estão relacionados por polo e por ordem de classificação de acordo com o polo escolhido no momento da inscrição. Segundo o edital nº 22/2024 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO as matrículas podem ser feitas via Sedex ou pessoalmente no Câmpus Santa Cruz da Unicentro (no NUPG) até o dia 23 de fevereiro.

 

Sobre a documentação para efetivação da matrícula

Para efetivação da matrícula o Núcleo de Pós-Graduação da universidade exige a seguinte documentação:

 

Dúvidas sobre a documentação devem ser enviadas para o Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro por telefone ou e-mail.

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicentro, por meio do Núcleo de Pós-Graduação, divulgou o edital de homologação das matrículas dos candidatos classificados e convocados para o curso de Especialização em Educação Digital da Unicentro, ofertado na modalidade EaD. As matrículas homologadas se referem ao edital de abertura nº 59/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO.

Os candidatos com matrículas indeferidas podem conferir os motivos do indeferimento no item 2 do edital de homologação das matrículas. Os recursos podem ser apresentados somente via protocolo digital da Unicentro direcionado ao Núcleo de Pós-Graduação da universidade até o dia 12 de janeiro.

O resultado do julgamento dos recursos será divulgado no site da Unicentro e do Núcleo de Educação a Distância. As dúvidas sobre os recursos podem ser encaminhadas para o e-mail nupg@unicentro.br

 

Apresentação de recursos: até 12 de janeiro de 2024, via protocolo digital

Dúvidas sobre os recursos: nupg@unicentro.br ou 42 3621-1036

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

O curso de Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental é uma pós-graduação gratuita ofertada em rede por seis universidades estaduais do Paraná. No momento, estão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes, porém, cada instituição de ensino segue seu próprio calendário, conforme segue:

 

 

 

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

 

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

 

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

 

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

As demais universidades já finalizaram suas seleções.

*com informações da Universidade Virtual do paraná (UVPR)

A partir do dia 11 de dezembro será possível inscrever-se para concorrer a uma das 75 vagas remanescentes para o curso de pós-graduação Lato Sensu gratuito em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oferecido pela Unicentro na modalidade Educação a Distância, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil.

 

As vagas estão distribuídas em nove polos UAB, conforme a seguir:

 

 

 

Para participar do processo seletivo é preciso ter curso de licenciatura concluído e comprovar ser professor em exercício na educação básica da rede pública de ensino.

Até o final do prazo de inscrição, que acaba no dia 21 de janeiro, é necessário fazer a escolha do polo e enviar os seguintes documentos em PDF nas bandejas específicas conforme as orientações do edital:

 

A segunda etapa da seleção é a classificação dos candidatos de acordo com o tempo de serviço na docência na educação básica. Participam desta etapa apenas aqueles candidatos que tiverem as inscrições homologadas.

 

SOBRE AS MATRÍCULAS

 

Após as inscrições, escolha de polo, envio de documentos e classificação de acordo com o tempo de serviço, os aprovados poderão efetivar a matrícula pessoalmente na Unicentro em Guarapuava ou enviar a documentação via Sedex para o endereço que consta no edital de abertura nº 108/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO. O prazo para efetivação da matrícula é de 9 a 20 de fevereiro de 2024.

Confira a data de cada etapa conforme o cronograma do edital

Inscrições: até 21 de janeiro de 2024

Resultado da análise dos documentos: até 26 de janeiro de 2024

Classificação final: 8 de fevereiro de 2024

Matrículas: 9 a 20 de fevereiro de 2024

Acesse todos os editais desta seleção aqui

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unicentro publicou os editais com o resultado dos recursos após a homologação das inscrições e também a classificação final e convocação para matrícula dos candidatos.

Os classificados dentro do número de vagas de cada polo devem realizar a matrícula até 20 de dezembro. Segundo o edital de convocação para matrícula nº 98/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO, a matrícula pode ser realizada pessoalmente ou a documentação pode ser enviada por Sedex para o Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro, em Guarapuava.

 

SOBRE A DOCUMENTAÇÃO

De acordo com orientações do edital de classificação é necessário enviar os seguintes documentos:

 

Dúvidas sobre a documentação podem ser enviadas para o Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro pelo e-mail nupg@unicentro.br

Acesse todos os editais desta seleção aqui

O Núcleo de Pós-Graduação em conjunto com a coordenação do MBA em Gestão Pública e Inovação EaD da Unicentro publicou o edital nº 79/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO referente à homologação e indeferimento das matrículas dos suplentes da especialização.

O edital também apresenta as matrículas não homologadas por município e com os motivos do indeferimento. Até o dia 16 de novembro estes candidatos podem apresentar recursos por meio do protocolo digital da Universidade ao Núcleo de Pós-Graduação.

Dúvidas sobre os recursos devem ser encaminhadas ao e-mail nupg@unicentro.br, já as dúvidas a respeito do curso podem ser encaminhadas para o e-mail andrepetterson@unicentro.br.

 

SERVIÇO

Recursos: até 16 de novembro, via protocolo digital

Todos os editais: acesse aqui

O Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro convocou suplentes para matrícula no MBA em Gestão Pública e Inovação por meio do edital nº 68/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO. O curso é ofertado em 31 cidades do Paraná, na modalidade EaD.

A matrícula dos suplentes convocados em segunda chamada pode ser feita entre os dias 16 e 20 de outubro, presencialmente na Unicentro (Guarapuava) ou enviando os documentos exigidos por Sedex. De acordo com o edital é preciso enviar o requerimento de matrícula, cópia autenticada do diploma de graduação, cópia autenticada do histórico da graduação e RG e CPF.

Possíveis dúvidas sobre os documentos devem ser encaminhadas para o e-mail nupg@unicentro.br, já as dúvidas sobre o curso podem ser encaminhadas para o e-mail andrepetterson@unicentro.br ou sanadas pelo telefone (42) 3621-1315.

Acesse todos os editais deste processo seletivo aqui

O Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro divulgou edital (nº 57) de resultado dos recursos apresentados na seleção de alunos para o MBA em Gestão Pública e Inovação. Os candidatos indeferidos não podem pedir revisão do resultado do recurso.

Já os candidatos deferidos devem enviar os documentos  pendentes por Sedex até o dia 13 de setembro e toda documentação deve estar de acordo com o descrito no edital nº 47/2023 de resultado final.

 

Serviço

Envio dos documentos: até 13 de setembro, via Sedex

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

O Núcleo de Educação a Distância da Unicentro juntamente com a coordenação do MBA em Gestão Pública e Inovação publicaram o edital com o resultado da seleção de tutores e cadastro reserva para os polos UAB Astorga, Bela Vista do Paraíso, Faxinal, Guaraniaçu, Iretama, Ivaiporã, Palmital, Pinhão e Tamarana.

Aqueles que não foram classificados podem ver os motivos ao lado do nome no edital de resultado e caso considerem pertinente, podem apresentar recursos até o dia 8 de setembro somente pelo e-mail nead@unicentro.br.

 

Serviço

Apresentação de recursos: até 8 de setembro, por e-mail

Resultado final: 11 de setembro

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

Seis universidades estaduais do Paraná, juntamente com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), vão ofertar a Especialização em rede em Educação Digital para os Anos Iniciais do Fundamental, na modalidade Educação a Distância. 

A pós-graduação é gratuita e contará com 900 vagas distribuídas em 55 polos UAB do Estado. As inscrições estão previstas para ocorrer no período de 14 de setembro a 15 de outubro de 2023, com divulgação no site da Universidade Virtual do Paraná.

O curso foi concebido por um grupo de trabalho com representantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). Cada instituição de ensino terá 150 vagas. 

O objetivo é formar docentes para o cenário contemporâneo, em que as tecnologias digitais (TD) passam a ser ainda mais requeridas nos processos educacionais. Assim, as TD são vistas como forças ambientais que podem ampliar as possibilidades de ensino e de aprendizagem, sobretudo após o contexto pandêmico. 

Com uma carga-horária total de 390 horas, o curso contempla três trilhas pedagógicas: 1) Fundamentos; 2) Didática e experiências e 3) Seminários de Práticas Pedagógicas Inovadoras, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que será desenvolvido como um Projeto de Intervenção nas escolas em que o professor atua. Nesse contexto, a metodologia adotada na especialização é o design thinking (DT) educacional, que recorre à resolução de problemas de um viés inovador, colocando o humano no centro da aprendizagem.

Em breve serão divulgados os editais de seleções das universidades. Outras informações a respeito da especialização em Educação Digital podem ser conferidas no site uvpr.pr.gov.br/educacaodigital.

 

Serviço

Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Vagas: 900 em 55 cidades

Inscrições: 14 de setembro a 15 de outubro

Informações: uvpr.pr.gov.br/educacaodigital

*Com informações da Universidade Virtual do Paraná

O Núcleo de Pós-Graduação publicou o edital de homologação e indeferimento das matrículas dos convocados para o MBA em Gestão Pública e Inovação, ofertado pela Unicentro em mais de 30 polos, na modalidade Educação a Distância.

O edital nº 49/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO apresenta também a lista de candidatos com matrículas indeferidas e os respectivos motivos, de acordo com as regras do edital de resultado final e convocação para matrícula.

Os candidatos com inscrições não homologadas podem apresentar recursos pelo protocolo digital da Unicentro até o dia 15 de agosto. Os anexos do recurso devem ser enviados somente em arquivo PDF.

Dúvidas sobre a documentação e apresentação dos recursos podem ser encaminhadas para o e-mail do Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro: nupg@unicentro.br.

Retificações

O Núcleo de pós-Graduação da Unicentro (Nupg), publicou em edital posterior uma retificação onde foram adicionados novos nomes de matrículas homologadas (os novos nomes aparecem em negrito e com asterisco). Além disso, os nomes que possuem um número ao lado são dos candidatos suplentes de outros polos que foram realocados pela disponibilidade de vagas.

Confira aqui o edital de retificação da homologação das matrículas nº 51/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO

 

Serviço

Recursos: até 15 de agosto, pelo Protocolo Digital da Unicentro

Todos os editais dessa seleção: acesse aqui

A Universidade Virtual do Paraná e a coordenação do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro divulgaram edital de homologação e indeferimento para seleção de professores em rede para o curso de Tecnologia em Gestão Pública, ofertado em rede pelas universidades estaduais na modalidade Educação a Distância.

O edital nº 104/2023 – NEAD/UVPR/UNICENTRO apresenta os homologados por disciplina, assim como as inscrições não homologadas e os motivos do indeferimento. Caso julguem necessário, os candidatos indeferidos podem apresentar recursos nos dias 10 e 11 de agosto somente pelo e-mail nead@unicentro.br.

Os candidatos com inscrições homologadas estão convocados para a entrevista no dia 18 de agosto conforme link e horário especificados em edital.

 

Serviço

Recursos: 10 e 11 de agosto, por e-mail

Entrevistas: 18 de agosto

Resultado final: 25 de agosto

Todos os editais dessa seleção: acesse aqui

A Diretoria Acadêmica da Unicentro publicou edital com os convocados na 4ª chamada para o curso de Tecnologia em Gestão Pública, ofertado na modalidade Educação a Distância.

Os convocados devem enviar a documentação digitalizada em PDF até às 17h do dia 28 de julho, pelo site de matrículas da Unicentro. A documentação deve ser enviada de acordo com o grupo escolhido na hora da inscrição, ou seja:

 

 

 

Enem e egressos do Ensino Médio

 

Portadores de diploma

 

Os documentos com mais de uma página devem ser enviados no mesmo arquivo (formato PDF). Após o início das aulas, os candidatos deverão entregar os documentos físicos à Unicentro, dentro do prazo estabelecido pela coordenação do curso e publicado em edital posterior.

Perde a vaga o candidato que não comprovar a conclusão do Ensino Médio, não apresentar documento de colação de grau ou não enviar a documentação dentro dos prazos estabelecidos.

 

Serviço

Envios dos documentos: até 28 de julho, pelo site de matrículas da Unicentro

Regulamento das Normas Acadêmicas: acesse aqui

Resultado da análise dos documentos: 1º de agosto

Estão abertas as inscrições, até dia 3 de agosto, para o preenchimento das vagas remanescentes para tutores que atuarão junto ao MBA em Gestão Pública e Inovação, ofertado pela Unicentro na modalidade EaD.

Segundo o edital de abertura nº 87/2023 – NEAD/UVPR/UNICENTRO, é necessário ter graduação e pós-graduação concluídas. Além disso, os aprovados devem residir na cidade do polo escolhido para que possam cumprir a carga horária presencialmente quando for necessário.

É importante que o candidato tenha conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem para que possa auxiliar os alunos de maneira on-line.

Até o fim do período de inscrições, os candidatos devem enviar o diploma de graduação e pós-graduação com histórico escolar, documentos pessoais e outras informações de acordo com as exigências do edital e nas bandejas específicas.

 

Sobre as vagas

 

As vagas são para os polos UAB de Astorga (uma vaga), Bela Vista do Paraíso (1 vaga), Bituruna (uma vaga), Iretama (1 vaga), Ivaiporã (uma vaga), Pinhão (uma vaga) e Tamarana (1 vaga). No caso de Faxinal, Guaraniaçu, Nova Tebas, Palmital e Reserva, as vagas são destinadas para formação de cadastro reserva.

O processo seletivo conta com outras duas fases: avaliações on-line, previstas para o período de  15 a 18 de agosto e a entrevista, para os classificados, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro.

 

Serviço

Inscrições: até 3 de agosto, on-line
Homologações: 8 de agosto

Resultado final: 11 de setembro

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

O Núcleo de Educação a Distância da Unicentro está com inscrições abertas para selecionar quatro bolsistas que irão cumprir suas funções junto ao Programa de Residência Técnica e Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de julho, pelo site da universidade.

 

Sobre as vagas

São duas vagas para profissionais graduados que devem ter formação em Jornalismo, Publicidade, Pedagogia, Letras, História, Administração, Economia, Matemática ou Contabilidade. O profissional selecionado irá cumprir as 40h semanais com atendimento ao público, redação de textos, ofícios, memorandos e relatórios. Além disso, irá auxiliar na tramitação de processos institucionais e da coordenação do curso.

As outras duas vagas são para estudantes de graduação matriculados no curso de Análise de Sistemas ou áreas correlatas com conhecimentos em plataformas virtuais de aprendizagem, linguagem HTML, configurações Moodle, entre outras habilidades.

Tanto o bolsista graduado quanto o estudante de graduação devem ter disponibilidade para cumprir a carga horária de forma presencial na Unicentro, em Guarapuava.

Até o fim do prazo de inscrições os candidatos devem enviar a documentação de acordo com o exigido no edital de abertura nº 85/2023 – NEAD/UVPR/UNICENTRO, nas bandejas específicas.

 

Sobre a seleção

Além da inscrição e envio dos documentos, os candidatos terão ainda outras duas etapas: a entrevista e a análise do currículo. A data e horário das entrevistas (com valor de 60 pontos) serão divulgadas em edital específico, após a divulgação das inscrições homologadas.

A análise do currículo é feita com base no currículo Lattes documentado enviado pelos candidatos no momento da inscrição, contando com o comprovante das atividades listadas. Esta etapa tem valor de 40 pontos.

Para ser classificado é necessário que os quatro candidatos obtenham nota final igual ou superior a 60 pontos.

 

Serviço

Inscrições: até 30 de julho, pelo site da Unicentro

Homologações: 1º de agosto

Entrevistas: 4 de agosto

Resultado final: 10 de agosto

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

O edital nº 47/2023 – PROPESP/NUPG/UNICENTRO traz a lista final com o resultado de aprovados na seleção de alunos para o curso de pós-graduação MBA em Gestão Pública e Inovação, ofertado pela Unicentro na modalidade Educação a Distância.

Além dos pontos, a classificação se deu pelo número de vagas em cada cidade. De tal modo, alguns alunos foram realocados para polos em que o número de inscritos foi menor que o número de vagas disponíveis.

Os aprovados têm até o dia 27 de julho para efetivar a matrícula, que pode ser feita pessoalmente no Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro em Guarapuava, ou com o envio da documentação por Sedex para o endereço indicado no edital. O resultado da análise da documentação será publicado em edital posterior.

Nesta edição, foram ofertadas 775 vagas em 31 polos e existe a possibilidade de algumas atividades presenciais de acordo com o calendário planejado pela coordenação. Além disso, o curso tem como objetivo contribuir para que o servidor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos a partir do estudo da realidade administrativa do governo e de suas unidades produtivas.

 

Serviço

Matrículas: até 27 de julho, pessoalmente ou via Sedex

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

O Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro, em conjunto com a coordenação do curso, o Nead e a UVPR, divulgou o resultado final da seleção de alunos residentes técnicos para o curso de Especialização e Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov. Também foi divulgado o edital complementar de convocação para matrícula

De acordo com o edital de resultado final nº 46/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO, a matrícula dos classificados será realizada entre os dias 12 de julho e 1º de agosto de duas maneiras: pessoalmente no Núcleo de Pós Graduação da Unicentro em Guarapuava ou via Sedex para o endereço que consta em edital.

Além disso, aparecem no edital de convocação os órgão públicos em que cada aprovado irá atuar, de acordo com a área e a cidade escolhida no momento da inscrição.

Para a matrícula são exigidos o requerimento (disponível no anexo 1 do edital de convocação), RG, CPF, diploma e histórico da graduação, foto digital entre outros documentos de acordo com as regras do edital nº 46.

Os candidatos que aparecem como suplentes devem aguardar a publicação de outros editais com possível convocação, caso seja necessário para ocupar a vaga indicada no momento da inscrição.

Em 2023 os alunos residentes puderam se inscrever em mais de 30 áreas do conhecimento para atuar em órgãos públicos em 25 cidades do Paraná.

A intenção do programa é formar gestores para favorecer o processo de  transformação digital no âmbito do Estado do Paraná, contribuindo ainda no desenvolvimento de suas habilidades de liderança do processo estratégico em Ecossistemas de Inovação, Transformação Digital e E-Gov.

Qualquer dúvida sobre a matrícula pode ser encaminhada ao Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro pelo e-mail nupg@unicentro.br.

 

Serviço

Período de matrículas: 12 de julho a 1º de agosto

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui