Abruem

Membros da câmara de EaD da Abruem

A cidade de Pirenópolis, em Góias, recebe até o próximo sábado (21), a 58ª edição do Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento que reúne reitores de diversas IES do país também contou com a participação da coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (NEAD), Maria Aparecida Crissi Knuppel.

Além de ser coordenadora do Nead, Maria Aparecida também é membro da Câmara da EaD da Abruem e aproveitou o Fórum para apresentar, junto com outros membros, o projeto EaD em Rede. De acordo com Cida, o projeto tem o objetivo de desenvolver programas, cursos e outras ações que envolvam a metodologia de EAD e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em instituições filiadas.

Ainda segundo a professora, o projeto deve ser operacionalizado em breve.

A plenária do Fórum, realizada nesta quinta-feira (19), ainda elegeu o novo presidente da Associação. O reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro), professor Aldo Nelson Bona, foi eleito presidente, tendo como sua vice a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), professora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro.

bioPessoas que tenham interesse em cursar uma segunda graduação podem requerer, até o dia 31 de maio, ingresso no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade a distância. Ao todo estão abertas 24 vagas distribuídas nos polos de Ibaiti, Itambé, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Prudentópolis.

Os candidatos devem se inscrever no site: http://eventos.unicentro.br/portadordediploma2016/, preencher o formulário de inscrição e efetuar o pagamento do boleto bancário no valor de R$ 50,00.

Após realizada a inscrição, o candidato deverá ainda enviar toda a documentação requerida ao endereço que consta no edital até o dia 1º de junho.

A documentação completa e mais informações sobre o processo estão disponíveis no seguinte endereço:
http://sites.unicentro.br/nead/editais2014/files/2014/11/Edital-20-2016-DIRAC-Ingresso-Portador-Diploma-Superior-no-curso-de-GRADUA%C3%87%C3%83O-EM-CI%C3%8ANCIAS-BIOL%C3%93GICAS-EAD.pdf

AULA MATEMATICA - Curitiba, 06/04/09 - Vista de aula de matemática na Escola Lassale - no Pinheirinho, em Curitiba. A Secretaria de Estado de Educação recebeu 13 recomendações em relação à formação dos professores de matemárica. / Foto: Rodolfo Buhrer

Foto: Rodolfo Buhrer

Pouco mais de 374 mil professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio não possuem formação adequada para lecionarem. Os números são baseados em informações do Censo Escolar 2015, que foi divulgado pelo MEC no mês de março, e causaram preocupação no ministério. Como resposta, o ministro Aloizio Mercadante anunciou há poucas semanas a criação da Rede Universidade do Professor, que promete complementar a formação de tais professores.

Segundo Mercadante, a Universidade do Professor integrará o PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores) e o sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil). Inicialmente 105 mil vagas em universidades públicas serão ofertadas a professores que já estão dando aulas na rede pública de ensino, mas não possuem a formação na disciplina que ministram. Desse total de vagas ofertadas, 81 mil serão oferecidas por intermédio da educação a distância, pelo sistema UAB.

Assim professores que não possuem especialização na área que ministram aulas, ou ainda profissionais sem o curso de licenciatura e até mesmo com formação diversa da área onde atuam devem se inscrever na Universidade do Professor até o dia 05 de maio. As inscrições estão sendo realizadas dentro da Plataforma Freire, através do link http://freire.capes.gov.br/. No momento da inscrição o professor poderá escolher entre a modalidade a distância ou presencial. Depois de inscritos, as secretarias estaduais e municipais de educação terão de 6 de maio a 6 de junho para validar as inscrições dos docentes. O resultado será divulgado até 30 de junho e os cursos a distância terão início já no segundo semestre deste ano, com prioridade para a formação de primeira licenciatura.

Para Mercadante, a Universidade do Professor vai atuar em dois pontos fundamentais referentes a educação básica no país: a qualidade e formação de professores e a motivação dos profissionais da educação.“Não há como melhorar a qualidade da educação no Brasil se nós não resolvermos esta questão da formação. O que mais vai motivar é se a carreira docente valorizar esta formação específica”, disse o ministro. “Este é o ponto mais estratégico para melhorar a qualidade da educação” finalizou.

Quem também vê com bons olhos o novo programa educacional do governo são os coordenadores UAB, já que o ingresso de novos alunos no sistema pode auxiliar na manutenção do sistema, bem como até na evolução do mesmo. Diante deste cenário, o Fórum dos Coordenadores UAB já planeja a divulgação nos próximos dias de uma campanha para incentivar os professores a realizar a inscrição no programa.

nead pixelAcompanhamos surgir nas últimas semanas o debate em torno da limitação de dados nos planos de internet no Brasil. O tema que assustou muita gente também preocupa todos aqueles que estão envolvidos com educação a distância.

O que vemos aqui é a mudança de um paradigma e que representa um grande retrocesso no modo como os usuários se conectam à rede. Desde a expansão da internet de alta velocidade no país, ainda no início dos anos 2000, muita coisa mudou. Os usuários mais antigos, que chegaram a utilizar internet discada na década de 90, lembram que a rede de computadores desempenhava um papel secundário no trabalho, nos estudos ou mesmo no entretenimento das pessoas.

Hoje em dia não é assim. Temos cada vez mais pessoas matriculadas em cursos a distância concluindo estudos de nível superior, empresas aplicando orçamentos gigantescos de marketing em redes sociais e produtores de conteúdo que tem audiência maior do que programas de televisão.

A internet conectou todas as mídias e as tornou inseparáveis.

Isso desmonta um dos principais argumentos das operadoras de telefonia que alegam que a medida irá melhorar o serviço para os usuários que se mantenham abaixo do limite de franquia. O modo como a internet se estrutura na atualidade não permite mais isso, a imensa maioria de usuários consome materiais em áudio e vídeo regularmente, participa de chamadas por Skype ou Google Hangout e tantos outros meios que consomem grande volume de dados. Além disso temos no Brasil uma das piores conexões de internet do mundo, é o que afirma a reportagem publicada nesta segunda-feira, na Gazeta do Povo (http://goo.gl/AzwIZa). Atualmente as empresas são obrigadas a entregar apenas 40% da velocidade contratada para cada plano.

ASSINE A PETIÇÃO POR UMA INTERNET LIVRE: https://goo.gl/Mc6kM5

* Assistir uma videoaula de 10 minutos, na qualidade máxima (1080p) consome em média 230 a 450 MB.

** Considerando um limite de 10 GB de franquia, você chegaria ao máximo de consumo em cerca de 3h a 4h30 de videoaulas assistidas, durante um mês.

Essa é a segunda etapa de avaliação presencial do processo de recredenciamento institucional
recredenciamento Irati 18-04

Os avaliadores Cátia Maria Nehring e Marcos Ravil da Silva ao lado do diretor do campus de Irati, Afonso Figueiredo Filho.

Dois peritos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), estão, essa semana, no campus de Irati avaliando a qualidade dos cursos de graduação e especialização ofertados pela Unicentro na modalidade de educação a distância. Essa é a segunda etapa presencial do processo de recredenciamento da nossa universidade para a EaD.
A comissão de avaliadores é composta dois membros, os professores Cátia Maria Nehring (Unijuí) e Marcos Ravil da Silva (Furb). Na segunda-feira (18), quando do início do processo, Cátia salientou que as avaliações são momentos de troca entre os peritos e a instituição. Ela também explico que o trabalho dos avaliadores é, basicamente, analisar os documentos já apresentados pelo Nead (Núcleo de Educação a Distância) e pela Unicentro. “Nós vamos preencher as dez dimensões previstas no modelo de relatório proposto pelo Inep a partir do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e do relatório da CPA (Comissão Permanente de Avaliação)”.
A análise documental também foi destacada por Marcos Ravail. “Nosso trabalho aqui é buscar os pontos positivos e as fragilidades da educação a distância praticada pela universidade a partir dos documentos apensados ao processo pela própria instituição”.
Antes de Marcos e Cátia, ainda no início do mês de março, a Unicentro recebeu uma primeira equipe de avaliadores do Inep, formanda pelos professores Darci Trebien (UFSC), Aricio Treitinger (UFSC) e Jorge Abel Flores (UFSM). Em comum, as duas comissões tem o instrumento de avaliação que não foi alterado. A diferença é que a primeira esteve em Guarapuava, sobretudo no campus Santa Cruz onde está localizado o Nead, e essa segunda está centrando os trabalhos, que seguem até essa quarta (20), no campus de Irati.
Menos de um mês após a visita da primeira comissão, o Inep divulgou o resultado obtido pela Unicentro na primeira etapa presencial do processo de recredenciamento para modalidade EaD. Naquele momento inicial, a universidade recebeu o conceito 4, numa escala que vai de zero, a nota mínima, à cinco, nota máxima que uma instituição pode receber.
Durante a recepção aos professores Cátia Nehring e Marcos Rivail, o diretor do campus de Irati, professor Afonso Figueiredo Filho, reforçou a importância que a Unicentro dá a educação a distância e exemplificou sua declaração citando a presença de todos os pró-reitores da universidade no início dos trabalhos da Comissão de Avaliação.
Essa seriedade com que a Unicentro encara e desenvolve as atividade de ensino na modalidade a distância também foi lembrada pela diretora do Nead, professora Maria Aparecida Crissi Knüppel. “Ao completar dez anos de atividades, a EaD da Unicentro passa pela segunda etapa de seu processo de recredenciamento e, para nós, esse é mais um passo importante no nosso caminho de institucionalização, de fato, da educação a distância”.
Já a pró-reitora de Ensino da universidade, professora Regina Padilha, salientou que a avaliação é um processo salutar porque alimenta a instituição, possibilitando que Proen (Pró-Reitoria de Ensino) e Nead possam aparar as arestas e, assim, avançar na qualidade do ensino ministrado, seja ela presencial ou a distância. “A Unicentro abraça a Ead, há dez anos, porque vê na modalidade um instrumento de democratização do acesso e, também, da permanência no ensino superior”, completou.
A avaliação como possibilidade de correção de rotas e deficiências e, ainda, como diagnóstico das qualidades institucionais no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão foi abordado pelo pró-reitor de Pesquisa, Marcos Ventura, ao se dirigir aos peritos. “Para a Unicentro, o processo de recredenciamento da EaD é mais uma garantia que vamos seguir trabalhando para garantir nosso crescimento até alcançar a excelência”.

A obra “História, verdade e ética” é o tema da conversa desta segunda edição do programa Entre Vistas. O livro é o resultado da tese de doutorado do professor e reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona. Apresentado pelo professor Cláudio Andrade, o programa Entre Vistas é resultado do esforço conjunto da Editora Unicentro em parceria com o Nead.

O livro trata da vasta obra do filósofo Paul Ricoeur, dialogando sobre a influência do pensador no estudo da História e em outras áreas do conhecimento.

Catálogo de cursos abertosA Unicentro, através do Núcleo de Educação a Distância (Nead), irá oferecer a partir de maio mais uma rodada de cursos on-line, conhecidos como Mooc’s (cursos on-line abertos ao público, em tradução livre). O projeto de extensão trará vinte cursos de pequena duração com o objetivo de capacitar profissionais  de diversas áreas, permitindo o contato com a modalidade de educação a distância.

Os Mooc’s são efetivados com o apoio de docentes da Unicentro e de outras instituições de ensino superior. Em média cada curso possui carga horária de 35 horas, sendo inteiramente ministrado através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a plataforma Moodle. Todos os cursos oferecem certificação, sendo que os participantes serão acompanhados e avaliados pelos proponentes dos cursos.

Para conferir a lista completa dos cursos acesse o material de divulgação no link: https://issuu.com/neadunicentro/docs/cat__logo_moocs

Durante a visita técnica de diretores da E-Paraná à Unicentro, eles conheceram os estúdios e alguns programas desenvolvidos aqui na universidade.

Durante a visita técnica de diretores da E-Paraná à Unicentro, eles conheceram os estúdios e alguns programas desenvolvidos aqui na universidade.

Há 25 anos a Unicentro trabalha para que seus acadêmicos tenham uma formação completa, com inserção na pesquisa, no ensino e na extensão. Integração feita, também, com os alunos da educação a distância, importantes na construção da universidade e da comunidade em que a Unicentro está inserida.

É pensando na promoção desse desenvolvimento conjunto que a nossa universidade, juntamente com as outras seis universidades estaduais paranaenses, está em diálogo com a emissora E-Paraná, para a criação de um canal voltado ao ensino, como explicou o chefe de gabinete da reitoria, Marcio Fernandes. “O que nós estamos construindo com a E-Paraná, emissora de televisão educativa do estado, é um acordo de cooperação ampla que inclui no médio prazo, a criação de um canal digital focado na educação a distancia”. Marcio contou ainda que, a partir do canal qualquer paranaense terá acesso aos conteúdos de educação a distância produzido no âmbito das sete universidades estaduais.

Durante a visita técnica de diretores da E-Paraná à Unicentro, eles conheceram os estúdios e alguns programas desenvolvidos aqui na universidade. Firmando esse novo acordo entre as universidades do estado e a E-Paraná, a Unicentro terá mais um canal para a educação a distância e para divulgação de seu trabalho, como explicou Marcio. “Especificamente com a Unicentro nós estamos buscando que parte da nossa programação seja transmitida na grade da E-Paraná, que os nossos alunos de publicidade, de jornalismo, de arte, por exemplo, possam fazer estágios não curriculares, estágios não obrigatórios, porque eles tem uma produção muito grande de televisão na emissora, de rádio e um material de altíssimo nível”.

A parceria para implantação do canal televisivo ainda está em fase de estudos e avaliações. A ideia é que a TV da educação a distância paranaense entre em vigor com a digitalização da E-Parana, em um dos canais possibilitados pela multiprogramação. O diretor e presidente da E-Paraná, Sergio Kobayashi, ressaltou a importância do projeto e o pioneirismo do Paraná em TV educativa digital. “Nós teremos TV pública de qualidade e, sobretudo, com os conteúdos que a universidade pode trazer, eu acho que isso é de extrema importância, sobretudo para os tempos futuros que a comunicação, ela se torna um fator importante na vida do cidadão, acho que o Paraná dá o exemplo, o paraná será um dos primeiros estados a ter TV digital”.

A programação vai ser definida pelas sete universidades paranaenses, em um processo que vem sendo liderado pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead). A coordenadora do Nead, Maria Aparecida Crissi Knüppel, ressaltou a importância da parceria não só em âmbito da Unicentro. “Ela vem beneficiar todas as universidades e eu creio que vai beneficiar a comunidade em geral que vai ter condições de mais acesso a programas educativos muito bem produzidos, porque todas as nossas universidades tem condições de mostrar e tem competência em mostrar todo o trabalho que vem desenvolvendo”.

somos 4Na última semana três peritos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o Inep, estiveram no Campus Santa Cruz da Unicentro, para avaliar o recredenciamento da universidade na oferta de cursos a distância. O resultado inicial colocou a Unicentro com a nota quatro (o máximo possível é cinco), credenciando a universidade como uma instituição de excelência na oferta de cursos a distância.

Segundo a coordenação do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, Nead, o resultado demonstra o empenho de toda a instituição em oferecer cursos de qualidade a toda a população, bem como, premia projetos e iniciativas realizadas pelo núcleo com o intuito de melhorar e divulgar a modalidade, algo bastante elogiado pelos peritos durante a visita.

Uma segunda fase da avaliação ocorrerá nos dia 19 e 20 de abril, quando outros avaliadores visitarão o polo presencial de Irati e novamente o Campus Santa Cruz. Somente após esta segunda etapa e a homologação do Conselho Nacional de Educação é que o resultado final do recredenciamento será divulgado.

A nota inicial, contudo, traz um bom parâmetro do que se pode esperar quanto ao restante do processo.

A avaliação positiva no recredenciamento é de fundamental importância, já que é este o instrumento que avaliza, ou não, as instituições de ensino a ofertar seus cursos.

link npa 3O novo site do Núcleo de Produção Audiovisual (NPA) do Nead já está funcionando. Lá estão disponíveis materiais para professores, tutores e alunos com o foco de auxiliar a todos no acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo NPA.

Para fazer educação a distância dentro de uma instituição como a Unicentro o Nead conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das mais diversas áreas. Dentro dessa estrutura, o NPA é o responsável por toda a produção de materiais de áudio e vídeo, como webconferências, tutoriais, videoaulas, e campanhas institucionais.

link npa

Acesse o site do NPA através do site do Nead clicando no banner do lado direito.

No site você irá encontrar, por exemplo, a agenda de webconferências e videoulas. Isso irá facilitar o agendamento e a comunicação entre tutores, professores e alunos para evitar erros e atrasos nas atividades. Tutoriais de gravação e modelos de videoaulas também estão disponíveis e podem auxiliar professores que não se sentem muito confortáveis diante das câmeras.

O endereço do site é: sites.unicentro.br/npa mas também pode ser acessado através do banner no topo direito da página do Nead.

 

Peritos do Inep permanecem na universidade por três dias

Peritos Inep

Avaliadores do Inep são recepcionados na sala dos Conselhos Superiores no campus Santa Cruz. Da esquerda para a direita: Jorge Abel Flores (UFSM), Darci Trebien (UFSC) e Aricio Treitinger (UFSC).

Três peritos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o Inep, estão na Unicentro, desde quarta-feira (2), para avaliar a atuação da universidade na modalidade de educação a distância.  A visita faz parte do processo de recredenciamento da Unicentro pelo Conselho Nacional de Educação, que exige regularmente, de cinco em cinco anos, das instituições cadastradas uma prestação de contas das atividades desenvolvidas em EaD. O objetivo é garantir a qualidade do ensino na modalidade.

A Unicentro oferta cursos de graduação e pós-graduação a distância desde 2005. Durante estes onze anos, a modalidade cresceu dentro da instituição, passando de apenas um curso – a licenciatura em Ciências Biológicas – para treze, entre graduações e pós-graduações, atendendo aproximadamente 3 mil alunos espalhados por todo Paraná.

A visita dos avaliadores é a segunda parte de um processo que iniciou com um pedido da própria Unicentro para ter o recadastramento efetuado. O presidente da comissão dos peritos, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Darci Trebien, explicou que a partir dos trabalhos conduzidos dentro da Unicentro será gerado um relatório completo que irá para uma comissão deliberativa do Inep. “Nossa visita à instituição segue uma série de procedimentos orientados pelo Inep. Nos reunimos com dirigentes, conhecemos fisicamente as instalações e dialogamos com todos os segmentos”, disse.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, lembrou que um processo avaliativo dessa natureza não leva em conta apenas a atuação da Unicentro em relação a EaD, mas a universidade como um todo. “É o momento em que aquilo que estamos fazendo sofre o crivo de um observador externo, a partir de um diálogo com pessoas que tem um treinamento específico para avaliação e tem também a vivência acadêmica para fazer esse julgamento”, disse o reitor. Aldo lembrou ainda que o processo avaliativo serve para aprimorar internamente o trabalho da universidade. “ Temos a expectativa não apenas de obter o recredenciamento, mas que a troca de informações possa nos sugerir caminhos para fazer melhor o que estamos fazendo”, completou.

No período que antecedeu a recepção dos peritos, a equipe do Núcleo de Educação a Distância (Nead) trabalhou juntamente com todas as pró-reitoria e diretorias para articular as diversas documentações necessárias para o processo. “Desde o nosso primeiro credenciamento o Nead evoluiu nos números, seja de alunos e colaboradores. Mas, o que eu vejo de mais positivo, foi o fato da universidade ter abraçado  a modalidade EaD. Não somos algo isolado da instituição, avançamos muito em relação a isso”, afirmou a coordenadora do Nead, Maria Aparecida Crissi Knüppel.

AedesA proliferação do mosquito Aedes Aegypti tem sido um dos pontos que mais vem preocupando os brasileiros nesse início de ano. O clima quente do Verão e o grande número de criadouros de mosquito fazem com que o mosquito apontado como causador de doenças como Febre Amarela, Dengue, Zica Vírus e Chikungunya se reproduza facilmente e se prolifere.

Com isso, o temor de uma epidemia tem preocupado cada vez mais a sociedade brasileira, que passa a se mobilizar no combate ao mosquito. Como não poderia deixar de ser, a Unicentro e a comunidade acadêmica dos campi de Guarapuava e Irati também entraram para esta batalha e desde a última segunda feira (03) desenvolvem atividades com o objetivo de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
O Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (NEAD) também apoia e aderiu a campanha, com todos seus setores sendo certificados com o selo SLA (Setor Livre de Aedes).

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Além da distribuição dos selos, a campanha que é realizada nos três campis da universidade contou ainda com o diagnóstico de problemas estruturais que possam acumular água e assim contribuir com a criação do mosquito; a elaboração de cartazes, materiais audiovisuais e de divulgação da campanha; distribuição de panfletos e adesivos e conversas com funcionários e alunos alertando sobre a importância de eliminar os criadouros de mosquito.
Para o diretor do campus Santa Cruz, Ademir Fanfa Ribas, o cuidado com o ambiente de trabalho é importante, contudo, as boas práticas devem ocorrer também em outros locais. “Nós fizemos um mutirão com os nossos funcionários para que pudessem evitar qualquer tipo de foco desse mosquito. Essa é uma parte feita na nossa universidade, nosso local de trabalho, mas também não podemos esquecer de fazer nas nossas casas. Se cada um fizer a sua parte, tenho certeza que a gente consegue ganhar essa batalha contra o mosquito” declarou.

Confira o catálogo 2016 de cursos de graduação e pós-graduação da Unicentro.

Para outros materiais em revista com esse, visite nosso Issuu.


 

logobomnegócioEstão abertas as inscrições para a sexta turma do Programa Bom Negócio Paraná EAD (Educação a Distância), sob responsabilidade da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Desenvolvido na modalidade de EAD, com o uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, o curso oferece 150 vagas e é totalmente gratuito.

O Programa Bom Negócio Paraná tem como objetivo oferecer a capacitação gratuita a micros, pequenos e médios empreendedores em todo o Paraná. O curso tem carga horária de 66 horas, divididas nos módulos de Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão Estratégica. Além do curso completo é oferecida uma consultoria para aqueles que precisarem.

O programa é realizado em parceria entre as secretarias da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com apoio da Fomento Paraná. A capacitação é viabilizada por meio de parcerias com as universidades estaduais, agentes ligados ao desenvolvimento empresarial, órgãos e instituições de caráter público ou privado..

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de março no site do Programa. Mais informações pele fone (42) 3621-1338 ou e-mail bomnegocio.gpuava@gmail.com.

Foto: Jornal Fatos do Iguaçu http://v2.jornalfatos.com.br/

À esquerda: profa. Maria Aparecida Knuppel ao lado da secretária municipal de Educação Noriam Coelho Basílio, do prefeito Dirceu de Oliveira e do presidente da câmara de vereadores Osvaldo Lupepsa. Foto: Jornal Fatos do Iguaçu

Teve início nesta segunda feira (22) a terceira etapa do Projeto de Formação Continuada e Integrada para os Profissionais da Educação do Município de Pinhão, que tem como objetivo principal levar os profissionais ligados a área  a refletir, discutir e elaborar as Diretrizes Curriculares Municipais.

Nesta terceira etapa do projeto o foco será apresentação das discussões em cada área de conhecimento, bem como na construção do texto preliminar das Diretrizes Curriculares, principalmente quanto aos anos iniciais e educação infantil.

Para marcar o inicio desta etapa e das atividades em 2016 a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, Maria Aparecida Crissi Knuppel, realizou uma palestra na manhã desta segunda discutindo a Base Nacional Curricular Comum.

O evento  que  contou com a participação do prefeito Dirceu José de Oliveira, da Secretária Municipal de Educação, Noriam Coelho Basilio, de vereadores da Câmara Municipal  e de cerca de 200 professores das escolas municipais de Pinhão, segue durante a tarde de hoje com Grupos de Trabalho sobre as Diretrizes Nacionais de Educação Básica,  coordenados pela professora Mariana Bayer, e sobre as Diretrizes na Educação Infantil e Ensino Fundamental, presididos respectivamente pelas professoras  Aliandra Cristina Mesano Lira e Viviane Chulek.

Outras fotos do evento no site do Jornal Fatos do Iguaçu

12274775_534330886730952_4670851996191534895_nPessoas que tenham interesse em cursar uma segunda graduação podem requerer até o dia 4 de março ingresso no curso de Administração Pública, modalidade a distância. Ao todo estão abertas nove vagas distribuidas nos polos de Apucarana, Ivaiporã e Laranjeiras do Sul.

Os candidatos podem se inscrever pelos site: http://eventos.unicentro.br/portadordediploma2016/

Mais informações podem ser encontradas no edital, disponível em:

http://sites.unicentro.br/nead/editais2014/files/2014/11/Edital_04-2016-DIRAC_Ingresso_Portador_Diploma_Adm_Publ.pdf

Logo ciênciasEstão abertas as inscrições para transferência interna entre polos do curso de graduação em Ciências Biológicas modalidade a distância.  Os interessados terão até o dia 19 de fevereiro para se inscreverem junto a Secretaria Acadêmica do curso, dentro da plataforma Moodle.

Segundo o edital, serão destinadas cinco vagas para transferências nos polos de Ibati, Itambé, Pinhão e Prudentópolis e quatro no polo de Laranjeiras do Sul. Ainda segundo a publicação, os critérios para seleção serão a média de aproveitamento das disciplinas já cursadas e a idade do candidato, caso necessário para desempate.

O resultado com os aprovados será divulgado no dia 26 de fevereiro. Os candidatos selecionados deverão procurar a Divisão de Apoio Acadêmico e requerer um novo Registro Acadêmico para posteriormente poder realizar uma nova matrícula.

Veja o edital na integra:

http://sites.unicentro.br/nead/editais2014/files/2014/11/Edital_03-2016-DIRAC_Transferencia_polo_CB_EAD.pdf

A ideia de inserir jogos eletrônicos em sala de aula parece à maioria dos professores como uma faca de dois gumes. Por um lado, os alunos acostumados desde o berço com as novas tecnologias, sempre estão atentos a qualquer tipo de conteúdo trabalhado em sala desta maneira. Por outro lado, o caráter lúdico dos jogos de computador pode levar a dispersão dos alunos e a perda do foco na aula.

minecraft construções

Por ser um jogo de mundo aberto, Minecraft proporciona ao jogador inúmeras interações com o ambiente.

Pensando em soluções para isso, a Microsoft uma das empresas responsáveis pela produção do jogo Minecraft, um dos jogos mais populares no mundo, desenvolveu uma edição educativa do jogo que deve ser lançada no segundo semestre deste ano.

Minecraft é um jogo baseado na ideia de blocos de montar. Na era dos jogos com gráficos perfeitos e hiper-realistas, o jogo conquistou usuários de todas as idades ao redor do mundo devido a sua simplicidade que permite todo tipo de interação com o mundo virtual e abre inúmeras possibilidades criativas.

O professor Francisco Tupy, especialista em inovação e educação, trabalha desde 2007 com games no ensino. Após uma temporada na Ásia, Francisco voltou ao Brasil e atualmente profere palestras e orienta profissionais que queiram trabalhar com tecnologias na educação.

Francisco Tupy na sede mundial da Microsoft durante evento para falar do ensino e tecnologia educacional

Francisco Tupy na sede mundial da Microsoft durante evento para falar do ensino e tecnologia educacional.

“A edição educativa do Minecraft torna o professor uma espécie de gerente dentro do mundo virtual”, disse Francisco. Para o professor, o jogo é extremamente eficaz para o desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos, “O único limite é realmente a criatividade, pois podemos trabalhar desde gráficos matemáticos até fazer visitas à sítios arqueológicos construídos dentro do jogo”, completou.

Atualmente Francisco possui um canal no youtube onde compartilha ideia sobre tecnologia educacional: www.youtube.com/franciscotupy

Survival creeper

Creeper, uma das criaturas mais temidas no modo “survival”.


– Existem dois modos principais de jogo no Minecraft: survival e creative. No modo “Survival” você deve coletar materias (blocos) para se manter vivo. Seu personagem sente fome e pode sofrer ataque de criaturas a qualquer momento.
– Já no modo “Creative” o foco é construir. Você possui acesso a todos os tipos de bloco e fica livrar para fazer todo tipo de alterações no mundo virtual.

 

Pirâmide de Giza

Passeio por dentro das grandes pirâmides do Egito permite discussões sobre história e a engenharia da antiguidade.

– Vários mundos preparados para disciplinas específicas serão disponibilizados para que os professores possam baixar e aplicar em sala.
– Na edição educativa um dos principais recursos será guiar os alunos através de locais históricos, como uma saída de campo. Nessa ocasiões os alunos podem tirar fotos dentro do jogo e armazenar materiais para apresentar ao professor posteriormente.