A manhã começou com palestra do professor e cineasta Marcelo Dematei, da Universidad Nacional de Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur/Argentina, de Ushuaia (Argentina). O pesquisador apresentou diferentes possibilidades de produção de animações, mostrou exemplos e produções próprias, como por exemplo, o seu projeto Cuentos de Viejos.
Durante a tarde, cada equipe teve espaço para apresentar as suas produções audiovisuais, enaltecendo projetos, estratégias e boas práticas. Além do Setor de Vídeos e Comunicação do Nead Unicentro, estiveram presentes integrantes dos núcleos de EaD da Unioeste, UENP, UEPG, UEM e Universidad Nacional de Asunción (Paraguai).
Conforme a coordenadora do Nead Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, o encontro foi importante para aproximar as equipes e estabelecer possibilidades de parcerias, capacitações conjuntas e um grupo de pesquisa. O sucesso da iniciativa mobilizou a proposição de uma segunda edição do encontro em outra universidade.
Para o programador visual do Setor de Vídeos do Nead Unicentro, Daniel de Souza, o evento foi válido por revelar a realidade das IES. “Buscar aprimoramento é uma preocupação de todos. Ficamos felizes por ver que caminhamos na mesma direção: uma produção audiovisual em constante evolução”, disse.
A programação foi encerrada com a revelação dos vencedores do Concurso Fotográfico Nead/Unicentro Sentimento Paraná 2018.
O evento contou com apoio da Fundação Araucária e do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e da Tecnologia.
Confira outras fotos na galeria abaixo – Fotos por Luiz Fernando Santos.