O laboratório Licon (Livre Conhecimento) do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unicentro, no Câmpus Santa Cruz, é apoiador do projeto de extensão intitulado “Desconstruindo o capacitismo: Inteligência Artificial e mediação simbólica no ensino de História”, coordenado pelo prof. Dr. Helvio Alexandre Mariano (DEHIS/G). Assim, algumas atividades previstas no projeto são realizadas no Licon.
Dentre os principais objetivos deste projeto extensionista estão a inclusão de estudantes, o desenvolvimento de abordagens inovadoras para o ensino de História, com recursos da IA, além do combate ao capacitismo no Ensino Superior. De acordo com o coordenador, a iniciativa espera ainda desenvolver uma plataforma de aprendizado inclusiva, promover a formação docente, fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico e estabelecer parcerias.
“Partindo dos debates sobre deficiência intelectual, suas relações com os debates atuais sobre o capacitismo e buscando a superação por meio do conceito de mediação simbólica, apresentamos o projeto de extensão como um espaço de reflexão, construção e superação dos desafios impostos”, destacou o professor.
O Licon do Nead Unicentro pode ser utilizado para a realização de oficinas, cursos e outras atividades educativas. Para entrar em contato, basta enviar um e-mail para licon@unicentro.br.