O livro Docência no Ensino Superior em tempos fluidos (2021) está disponível para download gratuito na seção de publicações do site da Universidade Virtual do Paraná, com acesso neste link.
A publicação contempla 10 artigos sobre os subtemas novas perspectivas e metodologias ativas, reunindo 21 autores de todo o Brasil. Trata-se de uma ação em rede entre Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR) e Universidade Estadual do Maranhão (MA), por meio de seus núcleos de Educação a Distância.
A organização da coletânea foi realizada pela coordenadora da UVPR e da UAB no âmbito da Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, pela comunicadora social do Nead Unicentro, Scheyla Joanne Horst, juntamente com a coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA, professora Ilka Serra. A editoração foi realizada pela equipe da Uemanet.
O lançamento oficial deve ser realizado no mês de julho como parte da programação de evento on-line.
Download aqui.
Confira o sumário!
A EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PRESENTE E DO FUTURO:
um estudo das tendências a partir do Horizon Report (2019-2020)
Maria Aparecida Crissi Knuppel e Scheyla Joanne Horst
ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO ANALÓGICO-DIGITAL:
entre fluxos, contrafluxos e outras correntes de robótica educacional no Brasil
Rodrigo Barbosa e Silva e Luiz Ernesto Merkle
MOBILIDADE VIRTUAL E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Klaus Schlünzen Junior, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen e Daniela Jordão Garcia Perez
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Luciano Sahtler
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
limites e possibilidades para um ensino colaborativo
Adelis Carvalho Costa Azevedo, Fabíola Cadete Silva, Petronilha Morais Moreira Pereira e Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
METODOLOGIAS ATIVAS EM PESQUISA:
entre compreensões e cenários
Alessandra Maieski e Katia Morosov Alonso
MOTIVAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
as contribuições das metodologias ativas no cotidiano universitário
Viviane Aparecida Bagio
METODOLOGIA EIGHT COMO RECURSO PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE
Thaís Branquinho Oliveira Fragelli e Ricardo Ramos Fragelli
A INTER-RELAÇÃO ENTRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E AS TDICs NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
considerações sobre curso de Docência Online da Universidade Estadual de Maringá
Maria Luísa Furlan Costa e Flávio Rodrigues de Oliveira
A TECNOLOGIA E AS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Valdirene Filomena Zorzo-Veloso e Arelis Felipe Ortigoza Guidotti