Notícias

Livro sobre docência no ensino superior reúne 21 autores

O livro Docência no Ensino Superior em tempos fluidos (2021) está disponível para download gratuito na seção de publicações do site da Universidade Virtual do Paraná, com acesso neste link.

A publicação contempla 10 artigos sobre os subtemas novas perspectivas e metodologias ativas, reunindo 21 autores de todo o Brasil. Trata-se de uma ação em rede entre Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR) e Universidade Estadual do Maranhão (MA), por meio de seus núcleos de Educação a Distância.

A organização da coletânea foi realizada pela coordenadora da UVPR e da UAB no âmbito da Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, pela comunicadora social do Nead Unicentro, Scheyla Joanne Horst, juntamente com a coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA, professora Ilka Serra. A editoração foi realizada pela equipe da Uemanet.

O lançamento oficial deve ser realizado no mês de julho como parte da programação de evento on-line.

Download aqui.

 

Confira o sumário!

A EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PRESENTE E DO FUTURO:
um
estudo das tendências a partir do Horizon Report (2019-2020)

Maria Aparecida Crissi Knuppel e Scheyla Joanne Horst

 

ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO ANALÓGICO-DIGITAL:
entre fluxos, contrafluxos e outras correntes de robótica educacional no Brasil

Rodrigo Barbosa e Silva e Luiz Ernesto Merkle

 

MOBILIDADE VIRTUAL E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Klaus Schlünzen Junior, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen e Daniela Jordão Garcia Perez

 

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Luciano Sahtler

 

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
limites e possibilidades para um
ensino colaborativo

Adelis Carvalho Costa Azevedo, Fabíola Cadete Silva, Petronilha Morais Moreira Pereira e Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra

 

METODOLOGIAS ATIVAS EM PESQUISA:
entre compreensões e
cenários

Alessandra Maieski e Katia Morosov Alonso

 

MOTIVAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
as contribuições
das metodologias ativas no cotidiano universitário

Viviane Aparecida Bagio

 

METODOLOGIA EIGHT COMO RECURSO PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE

Thaís Branquinho Oliveira Fragelli e Ricardo Ramos Fragelli

 

A INTER-RELAÇÃO ENTRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E AS TDICs NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
considerações
sobre curso de Docência Online da Universidade Estadual de Maringá

Maria Luísa Furlan Costa e Flávio Rodrigues de Oliveira

 

A TECNOLOGIA E AS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Valdirene Filomena Zorzo-Veloso e Arelis Felipe Ortigoza Guidotti