Os programas de formação docente da Unicentro (Entredocentes), UEL (Gepe) e UEPG (DES) promovem, no dia 29 de setembro, uma palestra sobre a “Sala de Aula na Atualidade: inovações e tecnologias. O encontro será transmitido, a partir das 14h, pelo canal do YouTube do Departamento de Pedagogia da UEPG.
O palestrante convidado é o professor Albino Szesz Júnior, graduado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e doutor em Ensino, Ciência e Tecnologia pela UTFPR.
O programa Entredocentes, da Unicentro, é coordenado pela professora Wanda Terezinha Pacheco dos Santos (DEGEO/I). Por meio dele, a Unicentro realiza parcerias com os programas existentes na UEL e na UEPG e a previsão é fazer mais quatro eventos junto com estas universidades até o final do ano.
Em outubro, serão dois encontros: no dia 20, com as professoras Dra. Maiza Althaus e Dra. Denise Zanon, ambas da UEPG, que vão apresentar “Os Trabalhos em Grupo como Metodologias Ativas: por que e como planejar?”. No dia 25 de outubro, a professora Dra. Dirce Aparecida Foletto Moraes (UEL) vai trabalhar o tema: “Artefatos digitais como ferramentas didáticas mediadoras das práticas educativas: possibilidades para novos cenários de aprendizagem”.
No dia 22 de novembro, a professora Dra. Nathália Moraes Góes (UEL) vai conversar sobre “Autorregulação da aprendizagem: contribuições para o estudo e adaptação do estudante ao contexto universitário”. Todos os encontros serão transmitidos on-line pelos canais das universidades parceiras.
Segunda a professora Wanda, “o contexto atual exige que a ação docente seja pensada e repensada para que situações sociais adversas possam ser enfrentadas da maneira correta e, apesar de serem universidades independentes, a parceria visa ações integradas para a formação continuada das(dos) professores dessas instituições”.
Em dezembro, a intenção é fazer um encontro presencial com representantes da área de formação de professores das instituições de Ensino Superior do Estado. A ideia inicial é conversar sobre a criação de uma rede de formação de professores do Ensino Superior do Paraná, segundo Wanda.