Professores com curso de licenciatura concluído e que comprovem estar em exercício docente na Educação Básica da rede pública de ensino podem concorrer às vagas remanescentes da seleção de alunos para o curso de Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 18 de março a 8 de abril, por meio do site da Unicentro.

Ao todo, são 68 vagas divididas entre dois polos UAB: Guarapuava (34 vagas) e Prudentópolis (34 vagas). Para fazer a inscrição, é necessário escolher o polo. Além disso, é preciso enviar a documentação exigida para análise no formato PDF e nas bandejas específicas conforme a seguir:

 

 

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a inscrição juntamente com o envio dos documentos e a segunda etapa, de caráter classificatório, que é a classificação dos candidatos de acordo com o tempo de serviço (em anos inteiros) na docência na educação básica.

 

SOBRE AS MATRÍCULAS

Após a classificação final dos candidatos é preciso efetivar a matrícula entre os dias 29 de abril e 8 de maio. A matrícula pode ser feita pessoalmente no Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro em Guarapuava ou via Sedex.

Para efetivar a matrícula é preciso entregar a seguinte documentação: 

 

O CURSO

O objetivo do curso é capacitar os professores dos anos iniciais da educação básica de ensino dentro do contexto digital, ao levar as atividades do mundo físico para o virtual. Os trabalhos de conclusão de curso serão propostas de melhorias no ambiente escolar em que tais professores estão inseridos. 

Para acessar a página do curso clique aqui.

Confira o cronograma com as principais datas desta seleção:

INSCRIÇÕES: 18 de março a 7 de abril

Resultado da análise documental: 12 de abril

Recursos: 15 e 16 de abril

Classificação final: 19 de abril

Recursos: 22 e 23 de abril

Classificação final e convocação para matrículas: 26 de abril

Efetivação das matrículas: 29 de abril a 8 de maio

A comissão de seleção de tutores do Nead e a coordenação do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Unicentro, modalidade EaD, divulgou o resultado da seleção de tutores para o curso. No edital nº 21/2024 – NEAD/UAB/MEC constam os aprovados e também os nomes dos candidatos em cadastro reserva.

Caso julguem necessário, os candidatos podem apresentar recursos entre os dias 16 e 18 de março de 2024, somente pelo e-mail nead@unicentro.br. O resultado da apresentação dos recursos será divulgado no dia 19 de março.

 

SERVIÇO

Apresentação de recursos: 16 a 18 de março, via e-mail

Resultado final: 19 de março

Acesse todos os editais desta seleção aqui

A comissão de seleção de tutores do Nead divulgou o resultado das avaliações online da seleção de tutores para o curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa. Os candidatos aptos estão convocados para a terceira fase da seleção, que consiste na entrevista on-line.

Os candidatos aptos podem conferir no edital, ao lado de cada nome, a nota obtida na avaliação on-line e também o horário da entrevista, que será no dia 14 de março.

Recursos em relação aos resultados da segunda fase podem ser apresentados no dia 8 de março pelo e-mail nead@unicentro.br.

Acesse todos os editais desta seleção aqui

A comissão de seleção de tutores para o curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Unicentro, na modalidade EaD, divulgou o resultado da apresentação de recursos.

Os candidatos que tiveram os recursos deferidos ficam também convocados para a segunda fase da seleção, que acontece no dia 6 de março, on-line.

Para participar é necessário que o candidato realize cadastro na Plataforma de Livre Conhecimento (Licon Unicentro). A avaliação é composta por questões objetivas e os candidatos terão 40 minutos para realização da prova.

Somente avançam para a terceira etapa (entrevista) aqueles que obtiverem nota superior ou igual a 60 pontos na segunda fase.

 

SERVIÇO

Avaliação on-line: 6 de março

Resultado da avaliação on-line: 7 de março

Entrevistas on-line: 12 de março

Acesse todos os editais desta seleção aqui

No dia 20 de março, às 19h30, acontece a aula inaugural da primeira oferta do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental ofertado pela Unicentro na modalidade Educação a Distância, via sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O evento será transmitido no canal do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro no YouTube, a partir das 19h30.

Após a abertura oficial do evento, os acadêmicos acompanharão palestra do professor Doutor Oséias da Silva Martinucci, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Nesta primeira oferta, o curso selecionou acadêmicos nos polos UAB de Céu Azul, Cianorte, Curitiba, Faxinal, Paranaguá, Rio Branco do Sul, São João do Ivaí e Tibagi. Um dos objetivos do curso é capacitar profissionais para atuar na formulação, planejamento, execução e avaliação de políticas públicas ambientais.

Com duração de dois anos, os acadêmicos graduados pela Unicentro finalizam o curso com diploma de ensino superior, melhor colocados no mercado de trabalho, competentes e comprometidos com a implantação de boas práticas ambientais.

 

SERVIÇO

Data: 20 de março, às 19h30

Link do canal do Nead no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=MywzauPc5NE

Página do curso: https://ead.unicentro.br/cursos/tga/

A coordenação do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa publicou a homologação e indeferimento das inscrições para a seleção de tutores.

Os candidatos aptos estão convocados para a segunda fase da seleção que acontece no dia 6 de março, já os candidatos indeferidos podem apresentar recursos até o dia 4 de março pelo e-mail nead@unicentro.br, de acordo com os motivos listados ao lado de cada nome em edital.

Além disso, o cronograma da seleção foi retificado, conforme as novas datas a seguir:

Avaliação on-line: 6 de março

Entrevista on-line: 12 de março

Resultado final: 15 de março

Todos os editais dessa seleção: acesse aqui

O Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro publicou o edital com as matrículas homologadas e indeferidas na Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Destaca-se que os candidatos com matrículas não homologadas podem apresentar recursos até amanhã, 1º de março, de acordo com o motivo indicado no edital.

A apresentação de recursos deve ser feita somente pelo protocolo digital da Unicentro direcionado ao Núcleo de Pós-Graduação (NUPG) da universidade. Dúvidas sobre o recurso devem ser encaminhadas para o e-mail nupg@unicentro.br.

Para acessar todos os editais deste processo seletivo clique aqui

A partir de hoje, 27 de fevereiro, até 1º de março, acontece a 14ª Semana de Estudos de  Pedagogia da Unicentro, dos Câmpus de Irati e Prudentópolis. A cerimônia de abertura acontece nesta terça-feira, 27, às 19h, no auditório Denise Stoklos, no Câmpus de Irati, com o tema “Alfabetização e Letramento: o legado de Magda Soares”, com a Dra. Vera Lucia Martiniak (UEPG)

O objetivo principal do evento é proporcionar um espaço de reflexão, discussão e aprendizado sobre a alfabetização e o letramento, abordando as interseções entre políticas educacionais, teorias e práticas pedagógicas e a influência do legado da pesquisadora Magda Soares

Nos dias 28 e 29 de fevereiro acontecem oficinas, minicursos, sessões de apresentação de trabalhos e resumos expandidos. Para conferir a programação completa clique aqui.

O evento também terá alguns momentos on-line voltados também aos acadêmicos do curso de Pedagogia da modalidade EaD, em que o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro estará presente para auxílio na transmissão, como a abertura o minicurso “Alfabetização e letramento digital”, ministrado pela prof. Dra. Manuela Pires W. Eckstein

Estão abertas as inscrições para vaga de estágio de 4 horas diárias junto ao curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, ofertado pela Unicentro na modalidade EaD.

Dentre as principais atividades que serão desenvolvidas estão o auxílio aos professores e alunos, gravações de vídeo aulas, emissão de documentos entre outros.

Para fazer a inscrição o estudante precisa entrar com CPF e senha já cadastrados na Central de Estágios do Paraná e aguardar contato do RH para agendamento da entrevista. A vaga é para acadêmicos matriculados nos cursos de Administração, Letras, Pedagogia e Secretariado Executivo.

A coordenação do curso de Especialização em Educação Digital, juntamente com o Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro publicou hoje o edital com a classificação final dos candidatos por polo e ordem de classificação.

A apresentação de recursos quanto à classificação pode ser realizada nos dias 7 e 8 de fevereiro pelo protocolo digital da Unicentro e de maneira gratuita.

A classificação final após a apresentação dos recursos será divulgada no dia 9 de fevereiro no site do Nead Unicentro. O período para efetivação das matrículas começa dia 14 e termina no dia 23 de fevereiro

 

Datas importantes

Apresentação de recursos: 7 e 8 de fevereiro

Classificação final após recursos: 9 de fevereiro

Efetivação das matrículas: 14 a 23 de fevereiro

Acesse todos os editais desta seleção aqui

Dirac Unicentro divulga resultado da 6ª chamada das vagas remanescentes EaD

Os candidatos que enviaram a documentação on-line podem conferir o resultado da 6ª chamada das vagas remanescentes para os cursos de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Tecnólogo em Gestão Ambiental, no site de matrículas da Unicentro.

Os candidatos com matrículas homologadas deverão enviar os documentos físicos para a Unicentro em data, local e horário que serão publicados em editais posteriores. Já aqueles candidatos com matrículas não homologadas podem apresentar recursos entre os dias 2 e 5 de fevereiro, on-line, (o motivo do indeferimento é enviado para cada candidato por e-mail).

 

Serviço

Recursos: entre os dias 2 e 5 de fevereiro, pelo site de matrículas da Unicentro

Resultado da análise dos recursos: até 6 de janeiro

Regulamento das Normas Acadêmicas para os cursos de graduação na modalidade Educação a Distância: acesse aqui

Estão abertas as inscrições para a seleção de tutores que atuarão no curso da modalidade EaD de  Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Unicentro. As inscrições podem ser feitas pela internet e gratuitamente até o dia 28 de fevereiro.

São quatro vagas nos seguintes polos UAB: uma para Bela Vista do Paraíso, uma para Cianorte, uma para Curitiba e uma para Telêmaco Borba. Para concorrer a uma vaga de tutor é preciso ter graduação concluída em Letras Português, pós-graduação concluída e comprovação de experiência de pelo menos um ano de docência no ensino básico ou superior.

No momento da inscrição é necessário selecionar o polo de atuação, pois o candidato deve residir na cidade ou na região do polo escolhido. Além disso, é preciso enviar a documentação on-line e em PDF como especificado no edital de abertura.

O processo seletivo conta ainda com outras duas fases. Na segunda fase os candidatos terão que fazer uma prova objetiva on-line, já a terceira fase é a entrevista on-line, composta por uma banca examinadora.

 

Confira as principais datas do cronograma inicial, de acordo com o edital de abertura

 

Inscrições: até 28 de fevereiro

Homologações: 29 de fevereiro

Avaliação on-line: 5 de março

Entrevista on-line: 11 de março

Resultado final: 14 de março

Acesse todos os editais desta seleção aqui

Inscritos nas vagas remanescentes para o curso de Especialização em Educação Digital, oferecido pela Unicentro na modalidade EaD, podem conferir as inscrições homologadas e indeferidas conforme os critérios do edital de abertura no site do Núcleo de Educação a Distância.

Os candidatos com inscrições não homologadas podem apresentar recursos por meio do protocolo digital da Unicentro nos dias 30 e 31 de janeiro, de acordo com os motivos do indeferimento que constam ao lado de cada nome.

 

 

RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA

O Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro publicou o edital nº 11/2024 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO com o cronograma retificado, ou seja, as novas datas são as seguintes:

 

Classificação final: 6 de fevereiro

Período de recursos: 7 e 8 de fevereiro

Resultado final e convocação para matrículas: 9 de fevereiro

Período para efetivação das matrículas: 14 a 23 de fevereiro

Acesse todos os editais desta seleção aqui

A Diretoria Acadêmica da Unicentro publicou edital com os nomes dos candidatos convocados para envio da documentação na 6ª chamada das vagas remanescentes para os cursos de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Tecnologia em Gestão Ambiental, ambos ofertados na modalidade EaD.

De acordo com o edital nº 09/2024 – Dirac/Proen, o envio dos documentos pode ser feito até às 17h do dia 31 de janeiro pelo site de matrículas da Unicentro, de acordo com os grupos abaixo listados:

 

GRUPOS I e III – Aproveitamento do Enem e egressos do ensino médio

 

GRUPO II – Ingresso como portador de diploma

 

Além do envio dos documentos de forma on-line, os candidatos precisam enviar os documentos fisicamente para a Unicentro, em data, local e horário que serão definidos pela coordenação dos cursos e publicados em editais posteriores.

O resultado da análise dos documentos estará disponível no site de matrículas da Unicentro até dia 1º de fevereiro

 

CRONOGRAMA

Envio dos documentos on-line: até 31 de janeiro de 2024

Resultado da análise do documentos: até 1º de fevereiro

Regulamento das Normas Acadêmicas para os cursos de graduação na modalidade EAD: acesse aqui

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicentro, por meio do Núcleo de Pós-Graduação, divulgou o edital de homologação das matrículas dos candidatos classificados e convocados para o curso de Especialização em Educação Digital da Unicentro, ofertado na modalidade EaD. As matrículas homologadas se referem ao edital de abertura nº 59/2023 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO.

Os candidatos com matrículas indeferidas podem conferir os motivos do indeferimento no item 2 do edital de homologação das matrículas. Os recursos podem ser apresentados somente via protocolo digital da Unicentro direcionado ao Núcleo de Pós-Graduação da universidade até o dia 12 de janeiro.

O resultado do julgamento dos recursos será divulgado no site da Unicentro e do Núcleo de Educação a Distância. As dúvidas sobre os recursos podem ser encaminhadas para o e-mail nupg@unicentro.br

 

Apresentação de recursos: até 12 de janeiro de 2024, via protocolo digital

Dúvidas sobre os recursos: nupg@unicentro.br ou 42 3621-1036

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

A Diretoria Acadêmica da Unicentro divulgou o resultado da 4ª chamada das vagas remanescentes para os cursos de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Tecnologia em Gestão Ambiental, modalidade EaD.

Os candidatos com matrículas homologadas deverão entregar a documentação física após o início das aulas, em data e local que serão publicados em edital posterior. Os candidatos com matrículas não homologadas podem apresentar recursos nos dias 18 e 19 de dezembro, de acordo com os motivos do indeferimento que foram enviados por e-mail.

O resultado dos recursos será publicado até dia 20 de dezembro, no site de matrículas da Unicentro. Dúvidas sobre a documentação devem ser enviadas para a Diretoria Acadêmica por meio do telefone (42) 3621-1020 ou para o e-mail dirac@unicentro.br.

Em 2023, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) comemorou 18 anos de atuação. Desde sua criação, o Nead tem sido um importante agente de desenvolvimento da Educação a Distância no Paraná, por meio de parcerias com órgãos e instituições de ensino, projetos de pesquisa e extensão, e apoio aos alunos e professores. A seguir, confira os principais acontecimentos do Nead Unicentro durante o ano.

 

 

JANEIRO

Em janeiro começaram as divulgações do Vestibular Unificado EaD UVPR. Nesta seleção, a Unicentro abriu 150 vagas para o curso de Tecnologia em Gestão Pública em sete polos UAB.

Além disso, aconteceu também a aula inaugural das atividades letivas do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa. O tema da palestra de abertura foi “A construção da Identidade docente: alguns apontamentos para pensar a formação de professores”.

 

FEVEREIRO

Fevereiro foi o mês em que o Paraná Empreende Mais abriu inscrições para a primeira turma de 2023. O objetivo do curso é capacitar empreendedores, micro e pequenos empresários, empreendedores informais e pessoas que têm interesse na área.

Também foi realizada a formatura de 23 acadêmicos dos cursos de Arte, Educação Física, Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Pedagogia. A cerimônia aconteceu de maneira on-line e contou com a presença do reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, além de representantes do Conselho Universitário. Também participaram da colação coordenadores dos polos, coordenadores dos cursos e da UAB, sendo que  equipe do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro que deu apoio técnico e organizacional.

O mês terminou com a coordenação da Universidade Virtual do Paraná apresentando junto à Reitoria da Unicentro os trabalhos desenvolvidos na Educação a Distância e a busca por efetivação de projetos com foco na formação de pessoas.

 

MARÇO

As inscrições para o Vestibular Unificado EaD UVPR foram abertas e a equipe do Nead Unicentro fez visita em alguns polos UAB no Paraná para divulgar o curso de Tecnologia em Gestão Pública.

Em março, foi a vez da aula inaugural de nova oferta do curso de Gestão por Desempenho de Competências, desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), com apoio da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

 

ABRIL

O destaque do mês ficou por conta do Vestibular Unificado. Em abril, foram divulgados os locais de prova, ensalamento e no dia 16 aconteceu a aplicação das provas em mais de 20 cidades do Paraná. Segundo a organização, mais de 1.500 candidatos fizeram as provas objetiva e de redação. A primeira chamada foi divulgada dia 28 de abril com os nomes dos novos acadêmicos.

 

MAIO

No início do mês de maio a Unicentro estava com inscrições abertas para selecionar 775 alunos em 31 cidades do Paraná para o curso de MBA em Gestão Pública e Inovação. Uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e do Fundo Paraná (UEF).

Ao lado de outras instituições de ensino superior do Estado, a Unicentro ofertou 456 vagas em dois cursos de graduação: Tecnologia em Gestão Ambiental (1ª oferta) e Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa por meio do 2ª Vestibular Unificado EaD UVPR 2023.

Em comemoração aos 18 anos do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, foram gravados vários vídeos para o instagram com depoimento de alunos, professores e outras pessoas que fizeram parte da trajetória até aqui. O conteúdo está disponível no instagram e também no canal do Nead Unicentro no YouTube que conta hoje com mais de 70 mil inscritos em todo o Brasil.

No dia 30 de maio deu-se início à seleção de bolsistas residentes para o Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre). Foram 538 vagas ofertadas em mais de 30 áreas do conhecimento com o objetivo de formar gestores para favorecer o processo de  transformação digital no âmbito do Estado do Paraná, contribuindo ainda no desenvolvimento de suas habilidades de liderança do processo estratégico em Ecossistemas de Inovação, Transformação Digital e E-Gov.

Em maio foi realizada em Foz do Iguaçu a aula inaugural do PDE 2023. As universidades estaduais ofertam em rede o curso de especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem.

 

JUNHO

Neste mês o Nead Unicentro esteve presente no evento “O presente do futuro e o futuro da educação”, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde estiveram reunidos coordenadores de polo UAB, equipes dos núcleos de EaD e coordenadores de cursos da modalidade. O objetivo do encontro era discutir os próximos passos desse modelo de educação e marcar o lançamento do  Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Educação do Futuro, que reúne pesquisadores de diferentes instituições e pretende contribuir com políticas públicas, estudos e resultados que contribuam para o desenvolvimento da Educação no Paraná e no país.

Em junho foram lançadas também novas ofertas de cursos do Programa de Formação para a Educação Digital (Proed). Este é um programa de abrangência estadual, ou seja, o desenvolvimento de cada etapa se dá pela parceria da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), com a Fundação Araucária, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e as 7 universidades públicas estaduais. O Nead Unicentro ficou responsável pelo curso sobre design educacional para docentes.

 

JULHO

Em julho aconteceu a aula inaugural do curso de Tecnologia em Gestão Pública, ofertado em rede por seis universidades estaduais. A live foi transmitida no canal da Universidade Virtual do Paraná no YouTube, via sistema UAB e com parceria da Seti

O Departamento de Letras da Unicentro em Guarapuava promoveu três eventos simultâneos em julho com a participação da equipe do Nead Unicentro na transmissão de algumas palestras e mesas-redondas durante os eventos. Um deles foi o III Colóquio de Letras EaD, que já é um tradicional evento no âmbito da graduação ofertada na modalidade EaD.

No final de julho foi divulgado o resultado do 2º Vestibular Unificado UVPR 2023. Nesta edição a Unicentro teve 456 vagas distribuídas em dois cursos de graduação: Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Tecnologia em Gestão Ambiental.

 

AGOSTO

Em agosto foi lançada a 10ª edição da Revista Aproximação. O tema desta edição foi “Design Instrucional, Ensino Remoto Emergencial e Formação Docente”. A Revista Aproximação sobre Educação, Tecnologia e Sociedade (ISSN 2675-228X) é editada no âmbito do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unicentro, juntamente com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

No oitavo mês do ano foi divulgada a seleção de alunos para a Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ofertada por seis universidades estaduais via Universidade Aberta do Brasil. A Unicentro ofertou 150 vagas distribuídas nos polos de Cândido de Abreu, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Palmital, Pato Branco, Pinhão, Prudentópolis, Santo Antônio do Sudoeste e Turvo.

 

SETEMBRO

Em setembro a Unicentro abriu as inscrições para a seleção de alunos para a Especialização em Educação Digital. Neste mês também houve a abertura de 227 vagas remanescentes para seleção de alunos para os cursos de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Tecnologia em Gestão Ambiental, ofertados na modalidade de Educação a Distância. As 227 vagas foram distribuidas entre os polos UAB de Apucarana, Bela Vista do Paraíso, Campo Largo, Cândido de Abreu, Céu Azul, Cianorte, Engenheiro Beltrão, Ivaiporã, Lapa, Londrina, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São João do Ivaí, Siqueira Campos, Telêmaco Borba, Tibagi e Turvo.

 

OUTUBRO

Em outubro os novos alunos da Unicentro nos cursos de Tecnologia em Gestão Pública e MBA em Gestão Pública Inovação na modalidade EaD participaram da primeira aula que aconteceu em diferentes polos UAB.

O polo UAB Campo Largo inaugurou sua nova sede, localizada na travessa Francisco Robacher, 245. a estrutura amplia as instalações físicas e possibilita um melhor atendimento para a realização de atividades presenciais dos alunos dos cursos da modalidade Educação a Distância ofertados em parceria com Universidades Públicas e com o Governo Federal, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil da Capes/MEC, e também com parcerias estaduais.

Em outubro, a coordenadora da UAB Unicentro, prof. Dra. Maria Aparecida Crissi Knuppel, apresentou no Esud 2023 um relato de experiência sobre a trajetória do Nead.

 

NOVEMBRO

Assim como em outros meses, novembro também trouxe boas notícias. Egressa do MBA em Gestão Pública e  Inovação da Unicentro venceu premiação estadual, Jucieli Medeiros foi aluna da primeira turma do curso, no polo UAB de Guarapuava e venceu na categoria ‘inventor independente’ no 36º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, que aconteceu em Curitiba.

Neste ano o Paraná Faz Ciência aconteceu em Londrina e o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro esteve presente no evento, no estande da Universidade Virtual do Paraná. Foram apresentadas as fases pelas quais a Educação a Distância passou até as tecnologias usadas hoje.

O mês encerrou com a realização da acolhida aos acadêmicos do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa. na ocasião os novos acadêmicos puderam entender a dinâmica e o funcionamento do curso.

 

DEZEMBRO

Em dezembro foi publicada a classificação e a convocação para matrícula dos inscritos na Especialização em Educação Digital.

Neste mês também houve destaque de acadêmicas da Unicentro. Desta vez duas alunas do curso de Letras do polo UAB Apucarana ficaram bem classificadas com boas colocações no concurso público para professor da rede estadual do Paraná. Monica Costa e Lucilene Aparecida ficaram em 7º e 16ª colocação respectivamente.

A Unicentro abriu 75 vagas remanescentes para seleção de alunos para a Especialização em Educação Digital. Também foi plotada a linha do tempo da história do Nead, em alusão aos 18 anos, no 3º andar do bloco M, em frente ao estúdio de produção audiovisual. Durante o ano, o laboratório Licon sediou oficinas e aulas de diferentes áreas do conhecimento.

Em 2023, as equipes de tecnologia da informação e de programação visual do Nead realizaram a atualização do Moodle e o redesign de plataforma para o ambiente virtual de aprendizagem.

Esses foram os principais acontecimentos que envolveram o Núcleo de Educação a Distância em 2023, mas é possível acessar outras notícias no âmbito da Educação a Distância nos seguintes locais:

Hoje, 14, a partir das 19h, o Fórum das Licenciaturas da Unicentro em parceria com a Comissão Permanente de Combate a Violência de Gênero e o Programa Entredocentes da Unicentro promove uma live com o tema “Violência de Gênero e Assédio em Espaços Escolares”.

A palestrante será a professora doutora Ana Paula Muller de Andrade, a debatedora será a professora doutora Kátia Alexsandra dos Santos, ambas do Departamento de Psicologia da Unicentro em Irati. A moderação fica por conta da professora doutora Alexandra Lourenço do Departamento de História da Unicentro em Irati.

Segundo a vice-presidente do fórum das licenciaturas, professora Karolina Barone Ribeiro, o objetivo do evento é informar aos interessados sobre a violência de gênero, quais são as formas de assédio que podem ocorrer em espaços escolares e identificar como essa violência está acontecendo.

Toda comunidade externa pode participar. O evento não tem inscrição e durante a live será disponibilizado um formulário para aqueles que desejam ter certificação. 

A transmissão será pelo canal da Unicentro no YouTube, a partir das 19h com encerramento previsto para às 20h30.