Letras

Português e
suas Literaturas

O curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa tem como objetivo formar profissionais aptos para com a leitura, produção e interpretação de textos e também conhecimento sobre a produção literária escrita na língua portuguesa. 

Além disso, o curso também preza pelo desenvolvimento da pesquisa para um melhor desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.

Sobre o curso

No Curso de Letras, os princípios norteadores visam formar profissionais capazes de lidar com as diversas questões relacionadas à leitura, produção e interpretação de textos, além de estabelecer uma comunicação efetiva com diferentes grupos sociais.

O projeto pedagógico é construído coletivamente e valoriza a autonomia institucional, a compreensão holística do homem, a interdisciplinaridade no currículo, a articulação entre teoria e prática, a formação crítica e ética, o diálogo e a cooperação entre professores e alunos, a criatividade nas práticas pedagógicas, a integração entre ensino, pesquisa e extensão e a valorização da educação continuada.

A pesquisa é vista como fundamental para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem.

0
Disciplinas
0
Horas

Objetivos

1

Formar profissionais críticos capazes de operar como professor, investigador e desempenhar papel de multiplicador, formando críticos, intérpretes e produtores de texto de diferentes gêneros e registros linguísticos, culturais e estéticos, integrando o conhecimento científico com a realidade na qual ele esteja inserido

2

Formar profissionais com domínio da expressão oral e escrita em diferentes situações de comunicação, especialmente nas que requerem o uso da norma culta da língua materna e, quando for o caso, da língua estrangeira de sua especialização;

3

Formar profissionais com capacidade de conceber a linguagem como um fenômeno complexo, entendido nas suas várias dimensões: psíquica, histórica, social, política, filosófica e literária;

4

Formar professores dotados de visão generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética;

5

Formar profissionais para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões culturais de movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento do conhecimento dos sujeitos.

Editais

Confira os editais relativos ao  curso

Perfil do Aluno

Os profissionais formados deverão estar qualificados para o ensino visando à aprendizagem do aluno considerando o conhecimento a partir dos seus significados em diferentes contextos e respeitando o princípio da diversidade. Deverá se caracterizar como um profissional que busque constantemente o seu enriquecimento cultural a partir do aprimoramento em práticas investigativas.

 

Os profissionais deverão estar devidamente qualificados para a elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares e para trabalhar em colaboração e em equipe.

 

Espera-se ainda, que o egresso esteja preparado para o uso de tecnologias da informação e da comunicação, e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores.

Matriz Curricular e Ementa

Polos

Confira os polos UAB da oferta de 2023

Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa

+ Informações

Ponta Grossa

+ Informações

Siqueira Campos

+ Informações

Telêmaco Borba

+ Informações

Dúvidas Frequentes

Abaixo listamos as dúvidas mais frequentes recebidas pela nossa equipe, quaisquer outras dúvidas entre em contato conosco

UAB é sigla para Universidade Aberta do Brasil, um Sistema gerido pela Capes e desenvolvido com parceria das universidades e prefeituras. O objetivo é interiorizar a educação superior pública de qualidade.

Os polos UAB não são polos somente da Unicentro, pois recebem cursos de todas as universidades habilitadas no Sistema, como por exemplo, as outras instituições de ensino superior públicas paranaenses. Confira a lista de polos UAB Paraná e seus contatos aqui.

O polo de apoio presencial é uma estrutura educacional mantida geralmente pelas prefeituras, que conta com um coordenador e recebe estudantes para atividades presenciais, como avaliações, seminários e outras ações.

Segundo definição da Capes, a preferência de instalação de polos é para municípios entre 20 e 50 mil habitantes, que não possuam instalações acadêmicas públicas de ensino superior, tendo em vista a importância de interiorização das ações.

A prioridade dos cursos oferecidos nesses polos é para a área de formação de professores, em atendimento à Política Nacional dos Profissionais da Educação Básica, instituída pelo Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016.

Outro programa de destaque é o PNAP (Programa Nacional de Formação em Administração Pública), lançado em 2009, que tem cursos que buscam a formação e capacitação de quadros de gestores para que atuem nos sistemas públicos.

Diferente da modalidade presencial, a modalidade EaD da Unicentro não tem oferta sequencial. Isto é, o vestibular ou seleção para pós-graduação ocorrem quando são estabelecidos convênios para oferta de determinadas turmas, com número específico de vagas e polos.

Não! A EaD pública, tanto na graduação quanto na pós-graduação, contempla atividades presenciais (30%) nos polos de apoio. Então, pode-se dizer que se trata de uma modalidade híbrida, com avaliações e outras ações cumpridas no polo de matrícula do aluno, seguindo cronograma divulgado pela coordenação de cada curso no início das atividades.

Na verdade, o Núcleo de Educação a Distância já tem 15 anos de existência (completados em 2020), sempre atuando com consistência e compromisso em cursos e projetos que envolvem atividades na modalidade EaD, com parcerias e inovações. Assim, possui know-how e é uma instituição reconhecida pela qualidade do trabalho desenvolvido.

No nível de graduação, os interessados devem prestar vestibular específico da modalidade EaD e obter aprovação dentro do número de vagas. Na pós-graduação, são lançados processos seletivos com regras próprias de classificação inseridas em editais específicos. Há, ainda, possibilidade de entrada como portador de diploma na graduação. No entanto, esses editais especiais só são lançados em caso de sobras de vagas do vestibular (graduação), o que não é frequente. Para acompanhar os processos seletivos é necessário acessar a página de editais do nosso site!

Guarapuava tem um polo UAB, no entanto, esse polo recebe cursos de várias universidades. Irati não tem polo UAB. O objetivo do Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), por exemplo, é interiorizar a educação superior pública, principalmente nas áreas da Licenciatura e Administração Pública. Sendo assim, os cursos da modalidade EaD geralmente são levados para municípios que têm a  necessidade de determinadas áreas, pois não possuem as opções gratuitas de forma presencial. Em Guarapuava e em Irati, os interessados têm um expressivo leque de opções presenciais da Unicentro.

Sim, a Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste é credenciada e todos os cursos oferecidos possuem diplomas reconhecidos. Aliás, os resultados nas avaliações são muito positivos, com notas altas, mostrando toda a consistência do trabalho de qualidade em várias frentes: projetos pedagógicos, estruturas físicas, equipes especializadas, corpos docentes e tutores qualificados e polos comprometidos com uma educação de excelência.